Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabiola Dias

A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, realizou, nos dias 12 e 13 de dezembro, na Câmara Municipal de Tocantínia, o curso de capacitação “Manejo e aplicação de vacina contra a Brucelose”, destinado a formação de auxiliares de vacinador.

Foram capacitados 20 pequenos produtores rurais, dentre estes, indígenas das aldeias Zé Brito e Funil. O curso foi realizado em duas etapas: teórica e prática, com temáticas voltadas para o conhecimento da legislação, informações sobre a brucelose, controle e os cuidados com a vacina, como aquisição, transporte, armazenamento e conservação.

Na prática, os produtores rurais aprenderam sobre os procedimentos para a execução da vacina, manejo do rebanho e uso correto do ferro candente para marcar os animais.

Segundo o instrutor, Rogério Bezerra Costa Filho, médico veterinário da Adapec, o curso atende a Portaria nº 121 do Órgão, que exige para o cadastro dos auxiliares de vacinadores junto a Adapec a apresentação de certificado de conclusão.

Para o cacique Elso Krensu Xerente, da aldeia Funil, os conhecimentos adquiridos no curso contribuirão bastante para a sua comunidade. “A partir de agora diminuiremos o custeio com vacinação na aldeia, pois estou apto para executar a vacinação do nosso rebanho. A Adapec vem nos acompanhando e orientando, e este curso foi uma oportunidade para aprendermos sobre a maneira correta de realizar a vacina contra a brucelose.”

O senhor Manuel da Silva, 36 anos, produtor rural do Projeto de Assentamento Água Fria II, disse que o próximo passo é cadastrar-se na equipe de um médico veterinário do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose – PNCEBT e desenvolver a atividade de auxiliar de vacinador. “Existe uma grande demanda aqui no município e vou aproveitar para exercer a profissão e ajudar outros produtores rurais do meu assentamento que não tem condições de pagar um profissional de outra região.”

A partir de agora, estes produtores capacitados deverão se cadastrar na equipe de um médico veterinário do PNCEBT junto a Adapec, para posteriormente, exercerem a profissão de auxiliares de vacinador. Vale ressaltar que o atestado de vacinação será sempre assinado por um médico veterinário cadastrado junto a Adapec.

Capacitação
Só este ano, foram realizados 56 cursos de “Manejo e aplicação de vacina contra a Brucelose,” capacitando 888 auxiliares de vacinador em diversos municípios do Tocantins. (Ascom Adapec)