Cultura

Foto: Divulgação

Para fechar as atrações do Projeto 5ª cultural, edição 2011 com chave de ouro, o Banco da Amazônia em parceria com a Prefeitura de Palmas por meio da Fundação Cultural de Palmas traz o cantor e compositor Nando Cordel, que se apresenta no Theatro Fernanda Montenegro nesta sexta-feira, 16 às 20 horas. O ingresso pode ser trocado por dois quilos de alimentos a partir de quarta-feira, 14 no Espaço Cultural José Gomes sobrinho de 14 às 18 horas.

O talento e a versatilidade de Nando conquistaram o Brasil. Suas músicas são gravadas por grandes nomes da música brasileira, como: Maria Bethânia, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Ivete Sangalo, Chico Buarque, Zizi Possi, Xuxa, Fagner, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Martinho da Vila, Chiclete com Banana, Emílio Santiago, Sérgio Reis, Leandro e Leonardo, Amelinha, Netinho, Fábio Junior, entre outros.

Nando Cordel tem 25 anos de carreira, é conhecido nacional e internacionalmente e possui 38 CDs lançados, sendo 12 de coletâneas de músicas instrumentais e 01 de chorinho. Além de um DVD lançado em 2007. Possui mais de 500 músicas gravadas e várias trilhas de novelas (como Tieta, Tropicaliente, Caras e Bocas, Pedra sobre Pedra, Sexo dos Anjos, Roque Santeiro, A Indomada), jingles e trilhas de filmes (como Xuxa e os Duendes).

5ª Cultural

O Projeto 5ª Cultural, teve início em agosto de 2000, em Belém - PA, de iniciativa e realização do Banco da Amazônia e em 2002 foi estendido para as 13 capitais onde o Banco atua. Foi criado para valorizar e promover a cultura regional, contribuir com o surgimento de novos talentos e sensibilizar a formação de novos públicos consumidores de cultura, o projeto 5ª Cultural é realizado em Palmas com a parceria firmada junto a Fundação Cultural de Palmas.

A ação reúne o social, cultural, econômico e filantrópico em um só projeto. Possui em seu histórico evidenciar a cultura como elemento de transformação social, de transmissão de conhecimento e de formação de censo crítico.

Os investimentos, geralmente realizados em grandes projetos culturais, ganham maior força institucional se for atrelado à causa social, como é o caso do 5ª Cultural, que durante esses anos, já arrecadou, aproximadamente, 1973 mil quilos de alimentos, em que 514 instituições foram beneficiadas, atendendo, aproximadamente, 52 mil pessoas.

No projeto já se apresentaram mais de 450 artistas, contribuindo para o surgimento de novos talentos, além de beneficiar instituições assistenciais e filantrópicas com os alimentos arrecadados nos eventos.