Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Cai número de crianças e adolescentes nas ruas da Capital durante as madrugadas, além de reduzido quase a zero a venda de bebida alcoólica a estes meninos e meninas. Com a Operação Responsabilidade (OP) do Juizado da Infância e Juventude de Palmas, a tutela da infância vem sendo promovida com mais afinco ao chamar os pais dos adolescentes à sua responsabilidade e colocarem em prática a legislação, ao fecharem estabelecimentos comerciais que estejam vendendo bebidas alcoólicas a eles, inclusive os adultos que as servem.

Em prática desde julho deste ano, a OP registrou redução de 65% de adolescentes encontrados em bares ou em casas de prostituição em relação ao semestre passado. A operação resultou, ainda, no fechamento de 38 estabelecimentos onde menores de idade estavam freqüentando de maneira irregular.

A fiscalização acontece desde 29 de julho deste ano e já realizou o total de 30 incursões. A ação conjunta de Agentes de Proteção do Juizado da Infância e Juventude de Palmas, Policiais Militares, Civis, Guardas Metropolitanos, técnicos da Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade de Palmas resultou na apreensão de 751 menores que foram conduzidos ao Juizado da Infância e entregues aos pais, os quais forma chamados à “Responsabilidade”.

Dos 184 estabelecimentos fiscalizados até agora, 12 prostíbulos foram fechados. Em um deles, uma adolescente de 16 anos estava se prostituindo. Em bares próximos a escolas, muitas crianças foram surpreendidas. Por causa das irregularidades, 16 bares foram fechados. Durante toda a operação, 136 crianças foram encontradas em bares depois das 2 horas da manhã. Em um dos casos, uma menina de 11 anos foi encontrada na porta de uma boate.

De acordo com o levantamento, 95% dos adolescentes encontrados em situação de risco são do sexo feminino. O objetivo da Operação Responsabilidade é combater violações às regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), coibir o tráfico de entorpecentes, porte ilegal de armas, realizar abordagens a veículos e pessoas suspeitas, com vistas a recuperar produtos de origem ilícita e inibir a prática de furtos e roubos em comércio, residência, veículos na área urbana de Palmas. (Ascom TJ)