Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges Siqueira Campos e a primeira-dama Marilúcia Uchôa Siqueira Campos fazem viagem de abertura do trecho Palmas/Porto Nacional a Guaraí Siqueira Campos e a primeira-dama Marilúcia Uchôa Siqueira Campos fazem viagem de abertura do trecho Palmas/Porto Nacional a Guaraí

O governador Siqueira Campos participou nesta terça-feira, 20, da abertura do trecho Palmas/Porto Nacional a Guaraí, da Ferrovia Norte Sul. Com este trecho já são 720 quilômetros em atividade da Ferrovia, que tem seu início em Açailândia (MA), onde se integra à Ferrovia Carajás. Para o governador Siqueira Campos, autor do Projeto de Lei que criou a ferrovia ligando Brasília (DF) a Belém (PA) e São Luis do Maranhão, via Carolina (MA), em 1974, a concretização deste sonho está cada vez mais próxima. Segundo o governador, a ferrovia, integrada à rodovia Belém/Brasília e à Hidrovia Araguaia Tocantins, alavancará com rapidez a economia de toda a região que forma o chamado Corredor Norte Sul de Desenvolvimento.

O agronegócio é a principal fonte de renda das ferrovias administradas pela Vale do Rio Doce no Brasil. No caso da Norte Sul esse segmento representa praticamente cem por cento das operações. No Tocantins, estão prontos os multimodais de Aguiarnópolis, Araguaína, Palmeirante, Guaraí e Palmas/Porto Nacional. Já está em operação há alguns anos o pátio multimodal de Porto Franco (MA). Este ano, foram embarcadas 450 mil toneladas de grãos através do multimodal de Palmeirante, sendo 30 mil toneladas de milho e o restante de soja.

O presidente da Ferrovia Norte Sul, Rodrigo Ruggiero, informou que a Vale já firmou parceria com a Bunge para transportar todo o álcool produzido em Pedro Afonso, cerca de 200 milhões de litros anuais. Além da usina de álcool de Pedro Afonso, mais duas plantas industriais Bunge devem ser implantadas no Tocantins. Mas há previsão de que o Estado se transforme em um dos maiores produtores de álcool anidro do país em pouco tempo.

O pátio multimodal de Palmas/Porto Nacional está sendo preparado para transportar o combustível que será estocado na base da BR Distribuidora, que está em ritmo de construção acelerado. A previsão da Valec é que o trecho de Palmas até Alvorada esteja todo interligado até meados do próximo ano. Para integrar mais facilmente o Atlântico ao Pacífico e proporcionar mais rentabilidade também aos produtores do Mato Grosso, o governador Siqueira Campos anunciou a construção da TO-500, que levará o nome de Idyarrury Karajá, a qual atravessará toda a Ilha do Bananal, a partir de Porto Piauí, no Rio Javaés, até a Aldeia de Santa Isabel do Morro, no Araguaia. A estrada ligará diretamente os municípios de Formoso do Araguaia, no Tocantins, a São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. (Secom)