Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes sinalizou positivamente à gestão do senador Vicentinho Alves (PR) em ver elaborado o projeto básico para a construção da Eclusa da UHE Estreito, na divisa dos estados do Tocantins e Maranhão.

Através da nota de empenho nº803371/2011 de 19/12/2011, paraa “Elaboração de Projeto Básico para Execução das Obras Civis, Equipamentos Mecânicos e Eletromecânicos do Sistema de Transposição de Desnível da Usina Hidrelétrica de Estreito - UHE - Eclusa de Estreito” o DNIT disponibilizará R$ 7.618.912,73 (sete milhões, seiscentos e dezoito mil, novecentos e doze reais e setenta e três centavos) em investimentos.

O senador Vicentinho Alves tem a construção de eclusas associada às obras de Usinas Hidrelétricas em rios navegáveis como uma de suas propostas de atuação parlamentar. Para ele, a confirmação do empenho é essencial no processo de implantação da Hidrovia Tocantins Araguaia.

“Agora com o projeto da eclusa para a Usina de Estreito começando já no ano que vem, pode-se recomeçar a construção da eclusa de Lajeado também em 2012 e as obras da Eclusa de Estreito, em 2013. Com isso, estará resolvido o problema, pois estamos atentos, trabalhando para não faltar recursos que tornem concreto o grande sonho da hidrovia”, afirmou o senador Vicentinho.

Conforme o DNIT, a THEMAG - Engenharia e Gerenciamento Ltda será a empresa responsável pela elaboração do projeto. A empresa foi selecionada através de licitação. As informações no edital 396/2009-00.