Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Por ordem do comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Marielton Francisco dos Santos, os Comandos do CPC (Policiamento da Capital) e do CPI (Policiamento do Interior) estão desenvolvendo a “Operação Boas Festas” neste fim de ano. O objetivo é coibir e impedir todo os tipos de crimes e promover a tranquilidade pública através de ações preventivas. A operação teve início no último dia 16 e se estende até 1º de janeiro de 2012 em todo o Estado.

A recomendação do Comando é que sejam intensificados os policiamentos ostensivo, a pé e motorizado, nas vias urbanas, áreas comerciais, bancárias e demais instituições financeiras, e que seja dada uma atenção especial nas áreas residenciais para evitar os furtos que por ventura possam acontecer durante a ausência dos moradores.

Sob o comando do CPI fica a maior parte do Estado, composta por 102 municípios, dentre eles as principais cidades do interior como Araguaína e Gurupi, e os municípios que fazem fronteiras com os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás e Mato Grosso.

O comandante do CPI, coronel Eurivan Francisco dos Santos, falou que será feito o patrulhamento nas áreas de risco e de maior incidência de conflitos, abordagens em blitz e barreiras, na zona urbana, entradas e saídas das cidades, postos fiscais, portos de balsas e nas fronteiras com os seis Estados limites, para coibir a circulação de motoristas embriagados, furtos de veículos, roubos de cargas e a entrada de droga ou armas irregulares no Tocantins.

Ainda segundo o coronel, a operação será desencadeada pelos Comandos de áreas em parceria com a Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o emprego do policiamento ordinário (Rádio Patrulha, Policiamento Bancário, Patrulha Escolar) e de acordo com a necessidade será empregado o efetivo do serviço administrativo, ou seja, os militares que atuam nos quartéis. (Ascom PM)