Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins informa que a partir deste ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B de 24 para29 anos. Até o ano passado apenas as pessoas menores de 24 anos poderia receber a vacina.

“A Hepatite B é uma infecção do fígado que nem sempre apresenta sintomas e pode tornar-se crônica. Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas podem ter e não saber”, alerta a gerente de Núcleo das Hepatites da Sesau, Arlete Lopes. De acordo com Arlete, cerca de 70% dos adultos expostos ao vírus da hepatite B não apresentam sintomas. Somente 30% apresentam os sintomas da forma aguda. Dos adultos infectados cerca de 5% a 10% terão hepatite B crônica, daí a importância da extensão da faixa etária dessa vacina no SUS.

Segundo a gerente este ano a Secretaria vai intensificar a vacinação para menores de 30 anos e para grupos de maior vulnerabilidade, com objetivo de ampliar a detecção de casos. “Além disso, a área técnica irá realizar capacitações para Atenção Básica e campanhas educativas para divulgação das hepatites virais, como no carnaval, campanha de praia, 28 de julho (dia mundial de combate) e 10ª Feira da Beleza”, ressalta Arlete.

O SUS – Sistema Único de Saúde oferece a vacina de combate a hepatite B para grupos mais vulneráveis, independente de faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue, coletores de lixo domiciliar e hospitalar, usuários de drogas, comunicantes sexuais de pessoas portadoras do vírus, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo (HSH e MSM), lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), profissionais do sexo, população de assentamentos e acampamentos, população indígenas e outros grupos conforme indicação médica.

Transmissão

A transmissão pode ocorrer pela relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e tatuagens, instrumentos para uso de drogas, acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos, endoscópicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.

A prevenção da hepatite B mais eficaz é a vacina que se encontra disponível na rede pública, sendo necessário tomar as três doses. Mas outros cuidados são importantes como uso de preservativos nas relações sexuais e o não compartilhe objetos de uso pessoal e para consumo de drogas (como alicate de unha, espátula, pauzinho de laranjeira, esmalte, pinça, escovas de dentes, canudinhos, pipetas, seringas e agulhas). Exija sempre material esterilizado ou descartável na hora de fazer tatuagens e/ou colocar piercing. Já a mulher grávida precisa fazer o pré–natal e os exames de diagnóstico para evitar a transmissão de mãe para o filho.

Dados

Em 2010, foram confirmados no Tocantins 134 casos da doença. Já em 2011 estes números subiram para 186 casos.

*Se você tem até 29 anos ou está no grupo de população mais vulnerável (independente da idade) procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima e vacine – se contra hepatite B, só estará imunizado após a terceira dose. (Ascom Sesau)