Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Visando reduzir os índices de acidentes e preservar a vida dos condutores, o Detran-TO, em parceria com a Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes (SMTT) de Palmas, realizou a operação integrada de “Trânsito Álcool Zero” nos dias 11 e 12 de janeiro, no período de 20h às 03h, em pontos estratégicos da capital. Nos dois dias de operação foram abordados 180 automóveis e 85 motocicletas, sendo registradas 64 autuações.

Na quarta-feira, 11, início das blitzen, houve 32 autuações, sendo três delas referentes a condutores em estado de embriaguez. Uma moto e oito automóveis foram removidos para o pátio da SMTT. Já na quinta-feira, 12, foram inscritas também 32 autuações, com sete condutores em estado de embriaguez, três remoções de motos e quatro de automóveis.

O maior número de infrações ocorridas fere os artigos 165 e 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), relacionados, respectivamente, a dirigir sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa e conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado.

Durante a operação, foi averiguada também a questão do uso de faróis xenon nos automóveis, pois, de acordo com o artigo 230 do CTB, dirigir veículo com equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterado é infração gravíssima, a qual cabe multa e remoção do veículo.

O coordenador de Policiamento de Trânsito do Detran-TO, tenente Vilson Júnior, comentou a finalidade da operação. "Almejamos abrandar os índices de acidentes de trânsito provocados pela perigosa mistura de álcool e direção. A fiscalização, de certa forma, conscientiza os condutores. Essa conscientização é nosso alvo, pois com ela aumenta a garantia das pessoas retornarem bem para suas casas", disse. (Ascom Detran)