Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) expede Nota Técnica com orientações para população palmense sobre os riscos do contato com água do Lago Luís Eduardo Magalhães contaminada por biodiesel, devido a um acidente com caminhão carregado com o combustível.

"Emitimos o alerta a toda população, mas este é válido especialmente para frequentadores de praia, barraqueiros e praticantes de esportes aquáticos" - explica Cláudio Flatin, coordenador de Vigilância Ambiental da Semus.

Recomendações:

Não ingerir água contaminada. Em caso de ingestão não provoque vômito elave a boca com água limpa em abundância;

Caso tenha contato da pele com a água contaminada, retire imediatamente as roupas e os sapatos contaminados. Em seguida, lave a pele com água em abundância;

Caso tenha contato da água contaminada com os olhos, lave-os com água limpa em abundância;

O contato com a água contaminada pode gerar náuseas, dores de cabeça e irritação na pele e nos olhos. Caso apresente algum sinal ou sintoma de irritação, procure a Unidade de Saúde mais próxima.

As orientações são de suma importância para evitarmos consequências relacionadas à saúde de pessoas que têm frequente acesso à água do lago, acrescenta Flatin. Até o momento, permanece proibido o banho ou qualquer outro contato com a água, como ingestão, lavagem de roupas e utensílios domésticos, etc. (Semus)