Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

95 estudantes da Universidade da Maturidade (UMA) das cidades de Palmas e Tocantínia, acompanhados de seus netos, comemoram na manhã desta terça-feira, 24, o Dia do Aposentado, de uma forma bem diferente, moderna e interativa. Todos participaram de uma sessão especial em 3D e gratuita de cinema no Cinemark Capim Dourado. Com foco na inserção sociocultural, na promoção do bem-estar do cidadão da terceira idade e no fortalecimento da rede de atendimento do idoso, a inciativa contou com a parceria do Instituto Tocantins Mais Futuro, Capim Dourado Shopping, Cinemark e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O filme escolhido foi o recente lançamento “As aventuras de Tintim”. Dos mares revoltos às areias dos desertos norte-africanos, cada reviravolta na aventura, as emoções e os perigos vividos pelo personagem trouxeram inúmeras lembranças ao público presente. “Estou encantada com tanta animação. Um ótimo filme que demonstra que quando uma pessoa quer realmente algo, não existem limites”, destacou a estudante Ednalva Costa, de 67 anos, ressaltando que relembrou a época em que era bem jovem.

“Buscamos promover a saúde de forma integral aos estudantes, que envolve o estado completo de bem-estar físico, psíquico e social. A linguagem cinematográfica e a sociabilização em sessões de cinema são fundamentais nesse processo”, destacou o vice- coordenador da UMA, Luis Neto. “Todo cidadão, independente de sua idade, tem direito ao acesso a educação e cultura. Na UMA trabalhamos com essa máxima”, complementou a coordenadora cultural da universidade em Palmas, Gilda Gomes.

O presidente do Instituto Tocantins Mais Futuro e empreendedor do Capim Dourado Shopping, Carlos Franco Amastha, relembrou durante a sessão que a terceira idade ou “a melhor idade” não só vai ao cinema como vem ao público através das deliciosas e emocionantes histórias que o cinema conta. “A melhor idade faz bonito nas telonas do cinema, principalmente porque essa é uma turma que tem muitas coisas para contar, ensinar, fazer rir e também chorar. Um filme que virou símbolo da terceira idade no cinema é ‘Elsa & Fred – Um amor de paixão’ (2005)”, disse ele relembrando o ‘O Curioso Caso de Benjamin Button’ (2008), um filme original que conta a tocante história de um homem que curiosamente já nasce velho e torna-se cada vez mais jovem com o passar dos anos. “É uma história tão emocionante, delicada e rica em detalhes, que logo nos cativa trazendo reflexões sobre o que é o envelhecimento, a vida e a passagem do tempo”, disse ele reforçando que “temos muito que aprender com essa turma. É prazer para nós ser parceiro nessa ação e em outra que serão firmadas”.

UMA

A Universidade da Maturidade é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciado em 2006. Atualmente atende idosos em 10 cidades do Estado e desde a sua fundação mais de 1300 pessoas já foram beneficiadas com o programa. (Assessoria de Imprensa)