Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Na sessão vespertina desta terça-feira (24), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) julgou duas prestações de contas, uma Consulta ao Tribunal e um Recurso Eleitoral.

A sessão foi conduzida pelo presidente em exercício, desembargador José de Moura Filho e contou com a presença do desembargador Bernardino Lima Luz (vice-presidente em exercício) e dos juízes membros, juiz federal Marcelo Albernaz, Francisco Gomes, José Ribamar e do procurador regional eleitoral, Rodrigo Luiz Bernardo Santos.

Contas

As prestações de contas do candidato a deputado federal pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), Maurício Rabelo, durante as eleições 2010 e também da Candidata a deputada estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Maria Ires da Gama Lima, nas eleições de 2006, foram desaprovadas por unanimidade pela Corte.

Consulta

A pauta sobre consulta ao Tribunal referente à Confecção de Calendário Anual com a imagem de pretenso candidato ao cargo de prefeito para as eleições 2012, cujo consulente foi o vereador do município de Brejinho de Nazaré, Luiz Carlos, não foi conhecida por unanimidade dos membros da Corte.

Multa

Com relação ao Recurso Eleitoral nº 261-23.2011, referente à doação para campanha eleitoral nas eleições 2010, limites ultrapassados, aplicação de multa e inelegibilidade, o Tribunal decidiu, por unanimidade, em questão de ordem suscitada pelo juiz Marcelo Albernaz, que o julgamento do recurso em tela é público, mantido o sigilo quanto o acesso aos autos.

Em seguida, foram rejeitadas, por unanimidade, nos termos do voto do relator, as preliminares de decadência, ausência de interesse de agir do Ministério Público Eleitoral e ilicitude da prova. No mérito, o tribunal decidiu, por unanimidade, nos termos do voto do relator, extinguir o feito sem resolução do mérito no que tange ao pedido de declaração de inelegibilidade, por inadequação da via eleita e manteve a multa no valor aplicado pelo Juiz de primeiro grau, no valor de R$ 68, 678,00.

No julgamento deste Recurso houve sustentação oral pelo advogado do recorrente, Eduardo Mantovani e pelo procurador regional eleitoral, Rodrigo Luiz Bernardo Santos.

Sessão

O Pleno do Tribunal voltará a se reunir nesta quarta-feira (25), às 10h e às 17 horas. Em pauta está previsto o julgamento de prestações de contas das eleições 2010. (Ascom TRE-TO)