Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Diretor Constâncio Rodrigues assina o convênio observado pelo prefeito de Santa Maria Diretor Constâncio Rodrigues assina o convênio observado pelo prefeito de Santa Maria

Em Pedro Afonso, a 200 km de Palmas, o Colégio Agropecuário José de Souza Porto gerido pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, firmou convênio com a Prefeitura de Santa Maria que vai disponibilizar um ônibus para o transporte diário de 30 alunos do curso Técnico em Agropecuária que, moram em Santa Maria e estudam em Pedro Afonso, distante 60 km.

Assinaram o convênio o prefeito de Santa Maria, José Araújo Pimentel e o diretor do Colégio Agropecuário de Pedro Afonso, Constâncio Rodrigues dos Santos. O prefeito José Araújo destacou que, “a parceria vai oportunizar a realização do sonho dos jovens na busca de um futuro promissor. Com a conclusão do curso nossos jovens terão melhores oportunidades no mercado de trabalho” disse o prefeito.

Participaram também da solenidade de assinatura do convênio o secretário Municipal de Educação de Santa Maria, Pedro Anselmo da Rocha Neto, a secretária Geral do Colégio Agropecuário, Roseane Carreiro Costa e a coordenadora pedagógica do Colégio, Everalda do Rosário Barbosa Freire, além de alunos e pais.

Reforma de Colégios Agropecuários

O Colégio Agropecuário de Pedro Afonso, e o Colégio Agropecuário de Natividade na região Sudeste do Tocantins estão sendo reformados e ampliados.

Em Pedro Afonso serão reformadas salas de aula, espaço multiuso, oficina mecânica de máquinas agrícolas, casa de estudo, salas de apoio, biblioteca, bloco administrativo, guarita, cozinha, auditório, ginásio, passarelas, laboratórios de informática e laboratório multidisciplinar. Já em Natividade serão reformadas e ampliadas cinco salas de aula e quatro dormitórios. Também passam por reforma dois laboratórios de informática, estábulo e uma biblioteca. Ainda será construído um auditório.

Ao todo serão investidos cerca de R$ 4.410 milhões nas duas unidades de Ensino Técnico geridas pela Secretaria da Ciência e Tecnologia. Os recursos são do programa Brasil Profissionalizado do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. As obras ficarão prontas em até 10 meses. (Ascom C&T)