Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Todas as 548 escolas da rede estadual realizam de 25 a 31 deste mês o planejamento escolar para 2012. Sob orientação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), as unidades de ensino também estão promovendo oficinas, palestras e outras atividades de formação para professores, coordenadores, servidores administrativos e demais servidores das escolas.

Neste período gestores e equipe escolar fazem a revisão e a avaliação do Projeto Político Pedagógico e planejam as ações para 2012, como explica a Superintendente de Desenvolvimento da Educação, Leida Maria Elias de Moura Menezes. “É um momento de reflexão, que possibilita o diagnóstico do que foi feito em 2011 e de planejamento para 2012. Ao mesmo tempo é um espaço para que os educadores e os próprios gestores partilhem e estudem em busca do aperfeiçoamento”, diz.

Programação nos municípios

Em Pedro Afonso, a Diretoria Regional de Ensino (DRE) promove o 1º Encontro com os Orientadores Educacionais, no Colégio Cristo Rei. O objetivo é trabalhar o sentido pedagógico da orientação educacional, identificando o papel na instituição e primando pelo trabalho contínuo e integrado.

Já a DRE de Porto Nacional direciona a formação continuada para o atendimento educacional especializado aos educadores que atuam nas Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A formação, conduzida pelos técnicos da Diretoria de Inclusão da Seduc, abordará conteúdos relacionados à deficiência física, visual, intelectual, auditiva; transtornos globais do desenvolvimento, e altas habilidades/ superdotação.

Em Tocantinópolis, as discussões enfocam o alinhamento dos conteúdos para a realização do planejamento anual com destaque para a sistematização do Programa Circuito Campeão, que atende alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Paralelamente acontece a reunião de diretores das unidades escolares e coordenadores pedagógicos, organizada pela DRE de Tocantinópolis.

No município de Lajeado, os servidores do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência participam do planejamento das ações para melhoria dos indicadores educacionais em 2012. A escola fará intercambio com unidades de ensino de Palmas para a troca de experiências em relação aos avanços do Salto. Segundo a diretora da escola, Alzirene de Sousa Vieira o objetivo é envolver todos os profissionais da unidade de ensino com foco nos avanços na qualidade do ensino ofertado. (Ascom Seduc)