Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Márcio Vieira

O empresariado palmense compareceu ao primeiro encontro Caminhos para Novos Negócios, realizado pelo governo do Tocantins, através das Secretarias das Oportunidades e Indústria e Comércio, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa). O evento, que contou com representantes dos bancos oficiais (Amazônia, do Brasil e Caixa Econômica Federal), aconteceu na noite de segunda-feira, 30, no auditório do Palácio Araguaia.

O público presente, segundo o secretário das Oportunidades Omar Henneman, mostra que a iniciativa do governo atende ao anseio do público. “Ao conversarmos com os bancos soubemos que eles dispõem de recursos e que não há a procura, e ao contatarmos as entidades representativas soubemos das dificuldades que as empresas têm de chegar a estes recursos, então nos propomos a ajudar nesta aproximação, sob orientação do governador Siqueira Campos, e apesar de não podermos mudar as regras de financiamentos das entidades financeiras, podemos auxiliar os empresários na elaboração dos projetos, para facilitar o alcance dos benefícios”, afirmou.

O presidente da Acipa, Fabiano Roberto Matos do Vale Filho, afirmou que “a iniciativa do Governo facilita muito a vida dos empresários, pois é uma forma de ajudar eles (SIC) a terem o que mais almejam, o capital de giro para fomentar seus negócios e promover o crescimento das empresas”.

Para o secretário da Indústria e Comércio, Ernani Soares Siqueira, o pontapé inicial para a promoção do crescimento do empresariado foi dado hoje. “O governador Siqueira Campos tem trabalhado para atrair novos investidores para o Tocantins, mas se preocupa em cuidar dos que apostaram no crescimento deste Estado desde a sua fundação e por isso estamos aqui em busca de obter mais créditos para as empresas e mais agilidade nos trâmites necessários para se chegar a estes créditos, pois a demora muitas vezes faz com que os empresários até desistam antes de concluir o processo de liberação do recurso”, destacou.

A preocupação do governador Siqueira Campos (PSDB) com o crescimento das empresas também foi destacado pelo vice-governador João Oliveira. (PSD) “A parceria com a iniciativa privada é de grande importância para o crescimento que o governador Siqueira Campos buscou, busca e deseja para o Tocantins. Este evento é a prova da disposição do governo para fazer o que for possível para atrair investidores e promover a industrialização deste Estado, tornando o Tocantins um Estado de oportunidades”, enfatizou.

Bancos

Para os representantes dos bancos, o evento é uma grande oportunidade de mostrar os produtos que as instituições dispõem. “Esta parceria do Governo do Estado é uma excelente oportunidade para o Banco da Amazônia explicar para o empresariado o critério e o caminho para que ele tenha acesso aos créditos, principalmente ao nosso diferencial que é o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, o qual gerenciamos e dispõe de encargos, carências e prazos diferenciados a todos os públicos de empresariados, principalmente aos pequenos e micros. O Tocantins tem muita coisa a ser feita e a demanda de procura é pouca, talvez por falta de informação ou timidez para buscar o financiamento. Para se ter uma ideia, de cada10 empresários, apenas quatro procuram o banco para negociar”, afirmou o superintendente do Banco da Amazônia, Donizete Borges.

Segundo o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Ricardo Lima, a instituição tem como projeto para 2012, ser o terceiro banco em carteira de crédito do país e para efetivar este crescimento as parcerias são fundamentais. “Ter como parceiros a Secretaria das Oportunidades e o Governo do Estado são importantes, pois comisso fazemos pontes e mostramos simplicidade para os empresários fazerem o projeto e chegarem mais rápido ao crédito, inclusive prestando assessoria neste processo”.

Para o superintendente do Banco do Brasil, Roberto Cavalieri, “a partir de eventos como este sem dúvida alguma o banco realiza bons negócios. E quando falo bons negócios, ele atinge a todos, banco, empresários e os parceiros envolvidos. Estamos sempre à disposição das empresas e do Governo do Tocantins para novas parcerias”, ressaltou.

Novos encontros

A disponibilidade de novas parcerias destacadas por Cavalieri deverão ser solicitadas pelo Governo dentro de poucos dias, pois segundo Omar Henneman, o evento de hoje é o primeiro de muitos. “Pretendemos ainda neste mês de fevereiro realizar um encontro em Taquaralto, Gurupi e Araguaina. A partir daí chegaremos a outras cidades como Paraíso do Tocantins, Colinas, Guaraí, Tocantinópolis e muitas outras”, afirmou o secretário, acrescentando que os empresários rurais também serão incluídos nos encontros. (Secom)