Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Assessoria/ TCE Severiano será reconduzido ao cargo do IRB Severiano será reconduzido ao cargo do IRB
  • Conselheiro Manoel Pires (E)

Nesta próxima terça-feira dia 7 acontece a solenidade de posse da nova diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), marcada para as 17h, no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. O conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), Severiano Costandrade, será reconduzido à frente do IRB por mais um mandato.

O corregedor da corte tocantinense, conselheiro Manoel Pires dos Santos, também compõe a nova diretoria do Instituto Rui Barbosa e será empossado presidente do conselho fiscal.

A solenidade ainda dará posse à nova diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O conselheiro Antônio Joaquim (TCE/MT) assumirá a presidência da Atricon no lugar de Salomão Ribas Junior. (TCE/SC).

Preparativos

Equipes do IRB e da Atricon visitam o local do evento, auditório do TCU, para definir a logística da cerimônia e detalhes, como equipamentos e materiais necessários. São esperadas autoridades de diversos estados brasileiros, familiares, conselheiros de Tribunais de Contas e membros das novas diretorias.

As novas diretorias das entidades foram eleitas por aclamação para o biênio 2012/13 durante o XXVI Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado em novembro em Belém (PA).

IRB

É uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates. O objetivo da instituição é aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do país. Também cabe ao Instituto investigar a organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno, para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil.

Presidentes

Severiano Costandrade
Foi defensor público, procurador do Estado, presidente do Instituto Pró-Divino e secretário de Estado da Ação Social do Tocantins. Nomeado conselheiro em 2002, foi corregedor por dois mandatos e é atual presidente do TCE/TO e presidente do IRB.

Antônio Joaquim
Foi deputado estadual e federal, secretário de Estado de Infraestrutura e de Educação. Nomeado conselheiro em 2000, foi presidente do TCE/MT e ocupa atualmente a vice-presidência da Atricon.(Ascom TCE)