Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro Vista aérea da Agrotins Vista aérea da Agrotins
  • Seringueiras da Fazenda Brejinho em Pedro Afonso

A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com a empresa tocantinense Heveatins, realiza nesta terça-feira, 7, a partir das 8h30, o plantio de um hectare de seringueira no Centro Agrotecnológico de Palmas. O canteiro experimental servirá de vitrine tecnológica para divulgação da silvicultura na Agrotins 2012, que será realizada de 8 a 12 de maio, e terá a Irrigação como tema principal.

Segundo levantamento da Subsecretaria de Produção de Energias Limpas, em todo o Tocantins são 1.820 hectares cultivados com seringueira, com maior concentração na região Sul, no município de Palmeirópolis.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Luiz Vieira, depois do eucalipto, a seringueira é a espécie que mais cresce na preferência dos silvicultores. A partir do quinto ano, já pode ser iniciada a retirada do látex, matéria prima que tem mercado garantido em todo o mundo. “O Brasil passou de maior produtor mundial a importador, tendo uma produção muito menor que a demanda interna, obrigando o país a comprar 60% do que consome, cerca de US$ 90 milhões”, pontua o engenheiro agrônomo.
Seringueira

A seringueira é uma espécie perene, de rápido crescimento, com baixa perecividade a curto e médio prazo e ainda pode ser cultivada associada a outras culturas. “Enfim, uma cultura com grande potencial econômico aliada à preservação ambiental”, completa o engenheiro agrônomo da Seagro.

A Hevea brasiliensis Muell é uma planta nativa da região amazônica que tem sido utilizada na implantação de sistemas agroflorestais com a aplicação de técnicas alternativas de uso da terra, combinando espécies florestais com cultivo agrícola e atividades pecuárias. É uma opção de utilização de mão de obra familiar, com a ocupação de áreas relativamente pequenas e que se adapta à variadas condições de solo e relevo. (Ascom Seagro)