Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Em reunião realizada no município de Chapada da Natividade, na tarde de ontem, dia 09, na nova Igreja de Santana, a Secretaria Estadual da Cultura do Tocantins (Secult) através de sua Superintendência de Patrimônio Material e Imaterial, representantes do poder público da cidade, membros da igreja e a comunidade local, discutiram ações para recuperação e preservação de seus bens culturais, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana e as Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ambas datadas do início do século XVIII, aproximadamente. Na ocasião, os representantes da Secult, escutaram os anseios da comunidade, também puderam perceber a preocupação do povo chapadense com seu patrimônio material, tão importante para a manutenção da identidade cultural da cidade.

Participaram da reunião o Superintendente de Patrimônio Material e Imaterial da Secult, Antonio Miranda, a arquiteta da Pasta, Verônica Falcão, representando a prefeitura o Secretário de Obras da Chapada, João Luiz, os vereadores Antonio Carlos Pereira Barros (Toim), Valdinei de Jesus Monteiro e Hélio Dionísio de Santana, representando a igreja, o pároco da cidade, Padre Pedro Paulo e populares.

O município estuda meios para a captação de recursos para as ações de recuperação e preservação, unindo forças com a igreja e a comunidade. “Quero parabenizar a Câmara pela iniciativa do Tombamento, o Padre Pedro com seu trabalho junto à comunidade e o Governo do Estado por estar aqui hoje nesta reunião no intuito de ajudar na restauração de nosso Patrimônio”, agradeceu o Secretário de Obras do município João Luiz.

Miranda apontou caminhos possíveis para direcionar os esforços em prol da recuperação dos bens, como os editais do Fundo Estadual de Cultura (FEC), que prevê verbas para a área de patrimônio, explicou como a Secult pode ajudar na elaboração de projetos para captação junto a órgãos federais e iniciativa privada, o superintendente também comunicou que provavelmente no mês de março estará enviando uma equipe de técnicos da Secult para iniciar os estudos sobre o estado de conversação do patrimônio material da Chapada da Natividade.

“Ano passado foi disponibilizado por volta de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), via editais do FEC na área de patrimônio, este ano a Secult vai lançar outros editais onde vocês podem concorrer com projetos de recuperação, a Superintendência, também pode ajudar na elaboração de projetos para captação de recurso nas esferas federais e junto a iniciativa privada”, explicou Miranda.

Padre Pedro Paulo demonstrou seu respeito ao patrimônio cultural da chapa quando afirmou não querer descaracterizar os imóveis históricos e que sonha em reconstruir uma olaria com características da época da construção da Matriz de Santana para fornecer os materiais necessários na obra de restauro dos bens. “Queremos resgatar as técnicas antigas de construção, não queremos descaracterizar estas construções”, explicou o Padre.

Ao final da reunião todos conferiram de perto as condições em que se encontra a Igreja Matriz de Santana. (Ascom Secult)