Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação Chapada da Natividade

Foto: Divulgação Chapada da Natividade

Localizada na região sudeste do Tocantins, com uma população de 3.331 habitantes, Chapada da Natividade comemora 26 anos de emancipação política nesta terça-feira, 28. Em comemoração, a gestão do prefeito Elio Dionízio (PSL) promove desde o dia 25 programação diversificada, incluindo cavalgada, Dia dos Evangélicos, competições esportivas, shows, carreatas, inauguração de obras, dentre outras atrações.  

Nascido na cidade, primeiro prefeito quilombola de Chapada e o único prefeito quilombola eleito em 2020 no Tocantins, Elio conta ter orgulho de estar à frente da gestão, correndo atrás de benfeitorias para seu povo. “Aqui é um lugar de pessoas simples, acolhedoras e amigas. Aqui tem gente de bem. Suas tradições e suas histórias falam por si. Feliz aniversário, minha querida Chapada da Natividade, pelos seus 26 anos de emancipação política”, frisa.

O município tem sua história marcada pelo período áureo, a partir do Arraial de Chapada, no século XVIII. Foram os quilombolas, cujos antepassados fugiram da escravidão para formar os agrupamentos de refugiados e de resistência, que deram impulso à povoação local.

Programação 

Desde o dia 25, o prefeito oportunizou a reabertura da Feira do Agricultor, realizou cavalgada pela cidade, inaugurou a Feirinha da Lapinha, promoveu apresentação dos catireiros, de súcia e de rodas com foliões. Também realizou jogos de futebol, carreata do Dia dos Evangélicos e show gospel. 

Para hoje, 28, está confirmada na programação a inauguração de pavimentação asfáltica da Rua 01, Avenida dos Girassóis e Rua Davino Cursino. Inauguração do vestiário e revitalização do campo de futebol Ireni de Almeida Nunes. Solenidade de parabéns e show de forró com Adriano Lima. 

Desafios

Exercendo seu primeiro mandato, o prefeito Elio conta que o maior desafio ao iniciar a gestão de Chapada da Natividade foi colocar as contas em dia e retirar o nome da cidade do CAUC – inadimplente com o Governo Federal. “O maior desafio foi ter encontrado o município sucateado. Havia dívida do INSS e tivemos que trabalhar uma forma de, ao mesmo tempo, negociar essas dívidas e organizar a cidade. Dívidas deixadas por gestores anteriores. Buscamos tirar o nosso município do CAUC e a partir disso passamos a receber recursos para que pudéssemos fazer melhorias por Chapada", conta.

O prefeito também conta que através dos deputados, federais e estaduais pelo Tocantins, o município conseguiu adquirir ônibus, tratores, asfalto, e outras demandas, favorecendo os trabalhos na zona rural e urbana.

Prefeito Elio com o presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (Foto: Divulgação Chapada da Natividade) 

Pandemia e Assistência Social

Além das dívidas, o prefeito Elio Dionízio ressalta que a pandemia da covid-19 tornou sua gestão atípica e prejudicou as ações. “Além dos problemas típicos de cidade pequena, ficamos bastante preocupados com os casos da covid-19 no município, deixando em alerta toda a comunidade”, frisa.

Segundo ele, os esforços da equipe da saúde de Chapada da Natividade foram, sobremaneira, valiosos no combate à pandemia. “Sem contar que o nosso município alcançou excelentes índices de vacinação”, afirma. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o município já vacinou 70.16% da população com a 1ª dose contra a covid-19. No momento, a cidade vacina o público de 12 a 17 anos e não registra casos ativos da doença.

Cidadão chapadense recebendo dose de imunizante contra a covid-19 (Foto: Divulgação Chapada da Natividade)

Em razão da pandemia, os esforços da gestão concentraram-se na pauta social e de saúde, auxiliando as famílias em situação de vulnerabilidade social. Buscou-se parceria com o Governo do Estado e Federal e com os deputados, no sentido de doação de cestas básicas. “Temos trabalhado bastante. Junto com toda a equipe, levamos  para a comunidade, aos mais carentes, o pão de cada dia, com a parceria dos nossos deputados e do nosso governador do estado”, afirma Elio.

Educação

Na educação, a gestão do prefeito Elio adquiriu nesses primeiros meses de gestão armários, mesas, cadeiras giratórias, computadores de mesas, notebooks e impressoras às escolas; kit’s de materiais pedagógicos e kit psicomotor com jogos e fantoches para a creche da cidade; ventiladores e aparelhos de ar-condicionado e  dois ônibus escolares em parceria com o Governo do Estado. A educação também realizou a entrega de kit’s de alimentação, adquiridos com recurso federal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Em Chapada os estudantes da rede municipal de ensino retornaram dia 13 às aulas presenciais, de maneira escalonada, em conformidade com a quantidade de estudantes matriculados em cada turma. Uma série de protocolos foram estabelecidos pelo Plano de Retorno das Atividades Educacionais, que foi elaborado pela secretaria de Educação.

As aulas retornaram dia 13 em Chapada da Natividade (Foto: Divulgação Chapada da Natividade) 

Obras Inauguradas

Entre as obras finalizadas e entregues, estão: a construção do vestiário e recuperação do gramado do campo de futebol Irenir Nunes; pavimentação asfáltica na Rua 1, e drenagem e pavimentação asfáltica na Rua Girassóis - no Setor Bela Vista 1; instalação de novas lixeiras em toda a cidade; recuperação das estradas vicinais que ligam Chapada à cidade de Santa Rosa; recuperação da estrada vicinal que liga Chapada à cidade de Pindorama; recuperação de 80% das estradas vicinais em todo o município; construção de cacimbas nas propriedades dos moradores da zona rural e gradagem em benefício aos pequenos produtores da zona rural.

A prefeitura disponibilizou mão de obra de pedreiro para os pequenos moradores do município e adquiriu sua própria fábrica de bloquetes. Conseguiu também três tratores com grade e carrocinha, e dois ônibus novos. A gestão, de três em três meses faz a manutenção da iluminação pública.

Depois de quatro anos sem atuar, a gestão incentivou e a Banda Filarmônica Santa Ana voltou à ativa na cidade.

Obras em Andamento

Entre as obras em andamento, estão: a construção do muro do cemitério e recuperação do forninho - antiga fonte de água doce localizada na pracinha da cidade. A gestão também trabalha pela recuperação da feira coberta. 

Em parceria com o Sebrae, Chapada da Natividade realiza capacitação dos produtores rurais.  

Em breve o município irá propiciar a perfuração de poços artesianos na zona rural. Também pretende construir ponte sobre o Rio de Pedra.

Obras Previstas

O prefeito Elio Dionízio pretende, em breve, reformar a quadra de vôlei e construir quadra sintética na pracinha da cidade; pavimentar mais algumas ruas e colocar bloquetes em outras no Setor Bela Vista 1 (nas com umidade no solo);  pavimentar o setor Bela Vista 2 e construir campo society. "Temos expectativa de receber os recursos que temos para receber. Queremos construir ponte no Rio de Pedra, terminar de asfaltar a cidade. Temos uma fabrica de bloquete aqui que onde a gente não conseguir colocar asfalto, vamos implantar bloquete", afirma. 

Aos chapadenses, o prefeito garante uma boa administração. "Quero dizer ao meu povo de Chapada da Natividade que hoje estou como prefeito e na minha passagem pela prefeitura farei o melhor para este município. Sinto orgulho por ser filho dessa cidade, ser quilombola, a qual por nada trocaria. Quero contribuir com meu trabalho para fazer dessa cidade um lugar ainda melhor para se viver", garante. 

Acompanhe as ações em Chapada da Natividade no Facebook e no Instagram

Prefeito Elio é o primeiro quilombola a gerir a cidade de Chapada da Natividade (Foto: Divulgação)