Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o objetivo de elaborar um plano emergencial de ação, visando realizar o mapeamento e o diagnóstico das possíveis causas dos suicídios dos jovens indígenas da etnia Karajá, bem como verificar as necessidades da população indígena e articular políticas públicas conjuntas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, além de dar continuidade às ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) no ano de 2011, um grupo técnico multisetorial viaja nesta segunda-feira, 13, desde as 9h, para as aldeias Santa Isabel, Watau e JK na Ilha do Bananal. A equipe fica na aldeia até o próximo dia 17/02.

Segundo o coordenador dos povos indígenas da secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Kohalue Karajá, a expectativa é grande. “Esperamos encontrar caminhos para elaborar um plano de trabalho e levar qualidade de vida ao povo Karajá, a preocupação não é só com esta etnia, mas com todas do Tocantins”, afirma Kohalue.

Além de técnicos da Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos, compõem o grupo a Secretaria Estadual da Cultura, a Secretaria Estadual da Educação, Secretaria Estadual da Juventude e Esportes, Funai, DSEI (Distrito Especial de Saúde Indígena) e UNEIT (União dos Estudantes Indígenas do Tocantins).