Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com apenas sete dias de vida o recém-nascido Renilson foi submetido a uma Exsanguíneotransfusão, procedimento sanguíneo raro, no HRPG – Hospital Regional Público de Guaraí. De acordo com a pediatra que prestou atendimento ao recém-nascido, Paula Fabrícia, ele apresentava cor amarelada, e logo foi detectado que estava com icterícia, a situação era agravada pela incompatibilidade sanguínea de mãe e bebê, sendo necessária a transfusão sanguínea imediata.

O menor nasceu no município de Pedro Afonso no dia 02 de Fevereiro e só foi encaminhando ao Hospital de Guaraí no dia 09, quando recebeu o método terapêutico. O recém-nascido tinha sangue tipo B Positivo e sua mãe O Positivo.

Segundo a médica, a Exsanguíneotransfusão trata-se de um procedimento simples e a alta do recém-nascido deve ocorrer em aproximadamente 72h. Este é o terceiro caso ocorrido no HRPG, sendo que o último aconteceu há cerca de 10 anos.

Para a mãe do recém-nascido, Valéria Chaves Sousa, a equipe médica foi muito eficiente no atendimento de seu filho. “Estou satisfeita com o atendimento médico que meu filho recebeu aqui no Hospital, foi um atendimento rápido e satisfatório”, disse.

Exsanguineotransfusão

É um método terapêutico para tratamento de icterícias, anemias, infecções ou toxicidades graves consistindo na troca lenta e sucessiva de pequenas frações do sangue do recém nascido por sangue compatível, até se totalizar cerca de duas vezes o volume de sangue da criança. Este procedimento tem como objetivo remover as hemácias ligadas aos anticorpos e o excesso de bilirrubina. (Ascom Sesau)