Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) prorrogou as inscrições para os cursos livres de iniciação as artes, nas modalidades: teatro, violão popular, pintura, reciclagem e papel machê do Centro de Criatividade de Taquaruçu até esta sexta-feira, 17. Os interessados não precisam ter qualquer experiência nas áreas pretendidas e devem procurar a Casa da Cultura Professora Maria dos Reis, localizada na Praça Maracaípe para preencher ficha de inscrição de 8 às 12h e 14 às 18h.

Os cursos são gratuitos e a seleção será realizada por meio de sorteio público no dia 24 de fevereiro. Após o preenchimento das vagas disponíveis, a FCP sorteará uma lista de suplentes igual a 50% das vagas disponibilizadas, a serem chamados em caso de desistência.

Sobre os cursos

Artes cênicas

Os cursos livres de iniciação às artes cênicas serão compostos por dois módulos semestrais, com duração de um ano, com no mínimo duas aulas semanais. A carga horária de cada curso será apresentada pelo professor no momento da apresentação do Plano de Curso.

O curso livre de iniciação ao teatro será composto de um programa baseado nas necessidades fundamentais da linguagem teatral, oportunizando ao aluno conhecimentos teóricos e práticos sobre a poética teatral, dramaturgia corporal, cenografia, iluminação cênica, introdução a história do teatro e processo de produção, montagem e apresentação de um espetáculo teatral.

Música

Os cursos livres de iniciação em música terão duração total de dois anos, distribuídos em quatro módulos semestrais com no mínimo duas aulas semanais. A carga horária de cada curso será apresentada pelo professor no momento de apresentação do Plano de Curso.

O curso tem o intuito em oportunizar a vivência prática e teórica, desenvolvendo a percepção auditiva dos elementos básicos da linguagem musical, os elementos técnicos básicos de execução instrumental, a apreciação de repertório próprio ao instrumento e introdução à leitura de partituras.

Artes visuais

Os cursos livres de iniciação em artes visuais serão compostos por dois módulos semestrais, com duração de um ano, com no mínimo duas aulas semanais. A carga horária de cada curso será apresentada pelo professor no momento da apresentação do Plano de Curso.

Tem como objetivo observar a habilidade do aluno e desenvolver um processo de experimentação prática embasada em aspectos teóricos e em técnicas, estilos e obras de diversos artistas. Ao término do curso será organizada uma Mostra Didática com o objetivo de promover a interação entre alunos e comunidade. (Ascom FCP)