Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Policiais militares, bombeiros e civis estarão desenvolvendo entre os dias 13 e20 deste mês de fevereiro, o projeto “Polícia Comunitária em Ação/Carnaval2012”, com o objetivo de disseminar a filosofia de Polícia Comunitária na semana que antecede e durante o carnaval.

O projeto é desenvolvido em parceira entre a coordenação estaual de Polícia Comunitária, Polícia Militar (1º , 6º e 8º Batalhões), Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, CONSEGs (Conselhos de Segurança) de Palmas, Paraíso e Porto Nacional, ATTM – Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade e Guarda Metropolitana(GMP).

De acordo o cronograma, nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro, 13 policiais militares e 03 policiais civis estarão em Palmas (no Plano Diretor, Taquaralto e Taquarussu), Paraíso e Porto Nacional, realizando blitz e educativas por meio da distribuição de folderes informativos, visitas comunitárias, abordagens de conscientização em locais de aglomeração de pessoas, orientação à comunidade sobre os perigos do uso de drogas lícitas e ilícitas, exploração sexual, furtos, roubos e violência em geral tidas como mais comuns nessa época.

Já no período entre 17 e 20, os treze militares da Polícia Comunitária e do Proerd– Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência estarão nos circuitos de carnaval nos três municípios, atendendo a comunidade por meio de alertas, orientações e estímulos à propaganda de uma cultura de paz também no período carnavalesco.

Com esta ação, o Governo do Estado, por intermédio das Polícias Militar e Civil pretende diminuir o número de acidentes de trânsito provenientes de abuso de bebidas alcoólicas; aproximar mais a comunidade das forças de segurança pública; estabelecer uma cultura de segurança e paz na sociedade tocantinense,onde todos reconheçam sua responsabilidade junto à segurança pública.

Ainda foram disponibilizadas duas Bases Comunitárias móveis para o atendimento nas cidades de Araguaina e Gurupi para servirem de apoio durante o carnaval. (Ascom)