Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Nesta sexta-feira, 24,o Governo do Estado entrega mais um pólo de educação a distância.A cidade beneficiada é Alvorada, a 320 quilômetros de Palmas, que receberá 120 vagas distribuídas nos cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Serviços Públicos, e Controle Ambiental. Com a entrega da unidade, o Tocantins passa a ter 21 cidades pólos.

Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, a entrega do pólo de Alvorada é resultado da aspiração da população. “O desejo daquela população em ter o pólo foi demonstrada através da preparação dos alunos, que até cursinho pré-vestibular fizeram para os alunos interessados”, afirmou o secretário, acrescentando que o interesse da população é justificável. “A modalidade de educação a distancia é um programa muito estimulado pelo Governo Federal e que consideramos o mais importante da educação feito no Brasil nos últimos séculos, pois precisamos formar técnicos e o nosso objetivo é ter em todas as regiões pólos de educação técnica, seja presencial ou virtual, para darmos oportunidade aos jovens e até mesmos aos adultos de terem uma capacitação”,pontuou Borges da Silveira.

A busca pela ampliação das ofertas é uma constante. “No início do ano assinamos um convênio com o Governo Federal para liberação de recursos e isso permitiu equipar mais os nossos pólos e criarmos mais dois cursos que são o de agronegócio e o de aquicultura. Este último pretendemos implantar em Natividade, onde estamos reconstruindo a escola para transformá-la em excelência no ensino da piscicultura.Lá o aluno aprenderá toda a cadeia produtiva, desde a criação de peixes até o processo de industrialização”, disse o secretário.

Ainda segundo Borges da Silveira, todos os cursos obedecem a vocação produtiva de cada região. “Temos, por exemplo, em Pedro Afonso, um convênio com a Bunge para que os alunos do curso de álcool açucareiro já tenham a experiência prática ao sair do curso. Assim também acontecerá em Arraias, onde faremos cursos na área de mineração, devido à instalação de uma grande empresa naquela região. Em Xambioá também formaremos pessoas para trabalhar na Votorantim. A intenção é dar condições para que as pessoas sejam preparadas para aproveitar as grandes empresas que estão se instalando no Tocantins”, destacou Borges da Silveira, acrescentando que a preocupação é levar um novo curso cada vez que um terminar, para que não haja somente um tipo de profissional em cada região.

Apesar da gratuidade e da facilidade em ter acesso, o secretário afirma que o interesse pelos cursos fica aquém do esperado. “Por incrível que pareça,em cursos gratuitos e com certificação federal sobram vagas, então acredito que falta uma motivação a estes jovens e eles precisam entender que se não se profissionalizarem terão dificuldade de encontrar espaço no mercado de trabalho”, enfatizou.

O secretário acrescentou ainda que “a experiência que temos no Tocantins em relação a curso a distância é muito boa, hoje temos profissionais no mercado extremamente capacitados, atuando graças aos cursos oferecidos no passado. Então já temos uma tradição nesta modalidade de ensino. Algumas pessoas entram em cursos a distância,pensam que vão arrumar um diploma sem precisar estudar e desistem porque acabam percebendo que precisam estudar e pesquisar mais que no presencial”, finalizou.

Números

O Tocantins possui 21cidades com pólos de educação a distância com ensino técnico através do Instituto Federal do Tocantins e de graduação pela Universidade Aberta do Brasil, por meio da Universidade de Brasília,Universidade de Caxias, no Rio Grande do Sul, Universidade de São Paulo, Unitins e Universidade Federal do Tocantins.

Pelo Instituto Federal são oferecidos nove cursos: Agroecologia, Informática, Marketing,Secretariado, Segurança do Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Serviços Públicos, Controle Ambiental e Meio Ambiente, que já beneficiam 676 alunos e atualmente está com 950 vagas abertas nos municípios de Paraíso, Alvorada, Pedro Afonso,Gurupi, Dianópolis e Colinas.

As cidades pólos são Araguacema, Araguatins, Colinas, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí,Taguatinga, Tocantinópolis, Palmas, Pedro Afonso, Mateiros, Porto Nacional, Natividade, Gurupi, Paraiso, Araguaina, Arraias, Alvorada,Nova Olinda, Wanderlândia e Campos Lindos.

Inscrições

Os interessados em disputar uma das 950 vagas abertas para as cidades de Alvorada,Colinas, Dianópolis, Gurupi, Natividade, Paraíso, Pedro Afonso,Porto Nacional e Taguatinga podem fazer suas inscrições até o dia11 de março no site www.seletivos.ifto.edu.br. As provas serão aplicadas no dia 25 de março. (Ascom )