Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Rally Safra durante sua passagem por Goiatuba

Rally Safra durante sua passagem por Goiatuba Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Rally Safra durante sua passagem por Goiatuba Rally Safra durante sua passagem por Goiatuba

Com foco no desenvolvimento tecnológico e sustentável do agronegócio brasileiro, o Rally Ceagro/Expedição Safra chega nesta semana ao Tocantins e realiza um dia de campo itinerante no município de Guaraí, localizado a 178 km da capital Palmas. Esta será a 4ª etapa do projeto que já passou por Querência e Canarana, em Mato Grosso, e Goiatuba, em Goiás.

O dia de campo é diferenciado, pois alia conhecimento técnico, aventura e dinâmica no mesmo evento, incluindo até travessias de balsas. A programação começa com uma palestra sobre “Sustentabilidade no Agronegócio” e, em seguida, os participantes seguem em comboio para visitas a propriedades modelos onde terão oportunidade de conhecer novidades nas áreas de milho e soja e o panorama de grãos na região. São esperados mais de 50 participantes, entre produtores rurais, técnicos agrícolas, representantes de cooperativas e jornalistas.

Guaraí

O clima chuvoso dos últimos dias tem atrasado um pouco a colheita de soja no Tocantins e, por consequência, o plantio da safrinha de milho. “Tem chovido muito por aqui, o ideal seria plantar o milho até o fim de fevereiro, mas ainda dá tempo na primeira semana de março sem prejudicar a safra”, afirma Márcio Takatsu, gerente da Ceagro/Los Grobo em Guaraí.

Desde que chegou ao estado, no final da década de 80, a soja vem ganhando espaço no Tocantins. Nos últimos anos, contudo, a oleaginosa tem enfrentado forte competição com a cana-de-açúcar – especialmente na região de Pedro Afonso, onde a cultura vem se expandindo após a implantação de uma usina da multinacional Bunge. Segundo Takatsu, atualmente 26 mil hectares são dedicados à cana na região.

Mas isso não significa que a soja esteja perdendo espaço no estado. Atualmente, a oleaginosa é responsável por 60% da área cultivada com grãos no estado. Neste ciclo, a área plantada foi 8,9% maior do que na safra passada, atingindo 422.200 hectares, extensão que dá ao Tocantins o posto de maior produtor da oleaginosa da Região Norte do País.

Boa parte dessa expansão ocorre justamente na região de Guaraí e vem acompanhada de um crescimento considerável do plantio de milho. Segundo o gerente da Ceagro, a área destinada ao cereal teria aumentado 20% nos últimos anos e hoje alcança 19 mil hectares na região. “A safrinha tem crescido muito. Por causa do bom preço do milho, o produtor decidiu arriscar e tem conseguido um bom retorno”, afirma Takatsu. No estado o incremento foi de quase 100%, com a área de cultivo da segunda safra saltando de 20 mil hectares para 39 mil hectares.

MaToPiBa:

O Tocantins faz parte do chamado MaToPiBa, fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Nesta safra 2011/12, a região está vivendo um boom por causa do investimento em tecnologia por parte dos produtores, com expansão média de 12% na área de cultivo de soja e milho, que, juntos, ocupam 3,83 milhões de hectares nos quatro estados. Levantamento realizado pela Expedição Safra Gazeta do Povo revela que as duas culturas ganharam área nesses estados, com crescimento acima da média nacional. A área de milho cresceu 17,5% e de soja 9% na comparação com o ciclo anterior.

Produtividade:

Com clima favorável ao longo do ciclo, Tocantins espera encerrar a temporada 2011/12 com bons índices de produtividade. De acordo com Francisco Pinheiro Machado Júnior, técnico da Conab em Palmas, a produtividade média da soja no estado deve ser de 50 sacas/hectare, mas algumas regiões do Tocantins devem alcançar picos de rendimento de 75 sacas/hectare. O milho também tende a render bem, principalmente por causa dos investimentos em alta tecnologia, e a produtividade média deve ser de 150 sacas/hectare.

No mercado, os resultados da safra 2011/12 também devem ser positivos para os produtores, avalia o técnico. Ele relata que o preço de comercialização do milho deve ficar em torno de R,00 a saca no estado, e que a cotação da soja vem se se mantendo sustentada na casa dos R$ 40,00 por saca.

Outras informações acesse http://www.expedicaosafra.com.br/rallyceagro

Etapas – Eventos Técnicos

MUNICÍPIO/ESTADO

DATA

Querência (MT)/ REALIZADO

09/DEZ/2011

Canarana (MT)/ REALIZADO

26/JAN/2012

Goiatuba (GO) / REALIZADO

13/FEV/2012

Guaraí (TO)

01/MAR/2012

Balsas (MA)

16 e 17/MAR/2012

Ceagro Losgrobo

A Ceagro grupo Losgrobo é uma empresa que produz e comercializa produtos e serviços para o agronegócio. O Rally Ceagro, em seu 7º ano, está no Centro-Oeste e Centro-Norte do país. A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de conhecer de perto a realidade local e discutir as potencialidades dessas regiões. O Rally é um projeto que tem como foco apresentar soluções para a cadeia produtiva através do contato direto entre técnicos e fornecedores da Ceagro com os produtores rurais. Em locais pré-determinados, o Rally acompanha o desempenho da lavoura, apresenta novas variedades e novas tecnologias de cultivo.

Expedição Safra

Desenvolvida há seis anos pela Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), consiste em um levantamento-técnico jornalístico da produção de grãos na América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina), América do Norte (Estados Unidos) e Ásia (China). A sondagem envolve todos os elos da cadeia produtiva, dentro e fora da porteira. Para fazer projeção e balanço da safra, a Expedição discute as principais variáveis que impactam a atividade, como mercado, clima, tecnologia, infraestrutura e novas fronteiras agrícolas. Do plantio à colheita, a cada temporada as equipes percorrem mais de 60 mil quilômetros.