Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Líderes deixam marcas, líderes deixam uma coisa sensacional que é a sua inteligência e sua capacidade de transformar o mundo”. Assim é conceituada liderança pelo mestre em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Marcelo Peruzzo, que ministra capacitação com o tema Neuroliderança – “O Líder Pensador – Quem pensa, manda. Quem processa, obedece”, nesta segunda e terça, 27 e 28 de fevereiro, no Instituto Euvaldo Lodi - Iel, em Palmas.

Peruzzo aponta que “o mundo e o Brasil principalmente, depois de tanto investimento, precisa de pessoas que pensem, líderes de verdade”. E para isso, destaca a necessidade de se entender o real cenário em que se vive, sem ilusões baseadas na mídia ou mesmo em resultados de pesquisas, para que possa ser formada uma opinião diferenciada.

“O nosso grande foco é a neurociência, que é a capacidade de nosso cérebro decisor, nosso cérebro que pensa, que sente, a união e como funciona tudo isso, fazer um processo de liderança muito mais focado naquilo que realmente as pessoas precisam, e não necessariamente o que elas entendem que precisam. O líder descobre, o líder percebe isso”, descreve Peruzzo acerca da metodologia utilizada.

Membros de sindicatos patronais do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto e colaboradores participam do curso realizado pelo Iel Tocantins. A capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA que objetiva o fortalecimento dos sindicatos filiados à Fieto. O curso tem 16 horas de duração (08 às 12h e 14 às 18h).

Como referências, Peruzzo cita o exemplo de grandes líderes como Steve Jobs (que esteve à frente da empresa do ramo de tecnologia Apple) e John Kennedy (ex presidente dos Estados Unidos). “Kennedy um dia acreditou que o homem ia à lua e, mesmo depois de morto, fez com que o homem chegasse lá, ao impossível e tornou possível. Ou talvez Steve Jobs que fez de uma empresa quebrada em 1994, ser a maior empresa do mundo. E, mesmo não estando mais presente agora, infelizmente ele faleceu, a empresa não para de crescer”.

Marcelo Peruzzo

Peruzzo é pós-graduado em Marketing pela FAE Business School e graduado em Análise de Sistemas pela Escola Superior de Ensino Empresarial em Informática. Professor de Marketing mais bem avaliado pelos alunos da FGV Management nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009 com média atual em 9,9. Possui cursos de especialização em Administração de Empresas e Publicidade e Propaganda (Centro Europeu), bem como curso de línguas (PLI Toronto) e Marketing (Universidade de Torono/Rotman), ambos no Canadá. Membro da American Marketing Association.

É autor dos livros “O Líder Pensador – Quem pensa,manda!Quem processa, obedece”, “Os Dez Mandamentos de Deus e os Pecados Organizacionais”, “Jesus de Gravata”, “O Caminho do Perdão” e outras publicações acadêmicas. É professor de pós-graduação e MBA nas áreas de Marketing e E-Commerce da Fundação Getúlio Vargas Management e pesquisador do segmento de Marketing, Ética e Relacionamento. (Ascom Fieto)