Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Representantes dos alunos do Colégio Militar de Palmas foram recebidos nesta terça-feira, 28, pelo secretário executivo da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Ricardo Teixeira Marinho, para tratar da mudança da nomenclatura do colégio, solicitada pelos estudantes. Durante a reunião, foi reiterado o compromisso já firmado anteriormente, em reunião realizada no dia 10 deste mês, de que os estudantes não serão prejudicados e terão em seus diplomas o nome do Colégio Militar de Palmas.

“O Estado está tomando as providências legais cabíveis desde a primeira reivindicação. Já havíamos esclarecido essa situação em outros momentos, mas fazemos questão de colocá-los a par de todo o tramite para que eles possam ter a certeza de que estamos buscando a celeridade para que haja essa modificação”, explicou o secretário.

A reunião teve a participação do presidente do Conselho Estadual da Educação, Cicinato Mendes, do diretor da unidade escolar, tenente coronel Edvan de Jesus Silva, do capitão Welder Messias Cavalcante, chefe de gabinete do vice-governador, da subsecretária de Educação Básica da Seduc, Marciane Machado, além de diretores e coordenadores da Seduc, representantes dos alunos e de pais.

Esta é a terceira reunião entre alunos e representantes das pastas a fim de solucionar a situação. Do encontro desta quarta os estudantes saíram satisfeitos. “Era tudo o que queríamos ouvir. Não existe desconfiança da nossa parte, quanto ao cumprimento dessa promessa. Uma das últimas coisas em que acreditamos é Educação, e nas pessoas que estão à frente dessa instituição”, disse o representante dos alunos.

Para tranquilizar a comunidade escolar, foi acordada, ainda, uma nova reunião para a próxima quarta-feira, 29, no colégio, a fim de esclarecer os tramites que envolvem a publicação da Lei que modifica o nome da instituição.

Entenda

De acordo com o capitão Welder, existe uma grande diferença entre Ensino Regular e Ensino Militar, uma vez que este se refere à formação de militares, regulado por regimento próprio. Já o Ensino Regular é ofertado aos civis e regido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que regulariza o sistema brasileiro de Educação Básica.

O Centro de Ensino Médio de Palmas passou a ser chamado de Colégio Militar de Palmas, por meio de um termo de cooperação, firmado entre Seduc e Polícia Militar (PM), ficando a administração da instituição a cargo da PM, mas mantido pela Seduc e também regida pela LDB.

“O que diferencia o Colégio Militar dos demais é a forma como ele é administrado, em relação à disciplina, as regras e até mesmo o uniforme. É uma prioridade do Governo do Estado oferecer uma Educação de qualidade e garantimos que nos certificados desses alunos que concluem o ensino médio este ano estará o nome de Colégio Militar”, esclareceu o capitão.

Para modificar o nome do colégio, criado por lei, será publicada outra lei ou decreto com as devidas alterações.(Ascom Seduc)