Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica


As alterações propostas pelo Executivo ao programa Pioneiros Mirins foram alvo de críticas dos deputados de oposição nas sessões extraordinárias realizadas no começo da noite desta terça-feira, dia 28. Por meio de um projeto de lei, aprovado com o voto de desempate do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Raimundo Moreira (PSDB), o governo extingue o Instituto Pioneiros Mirins e o transfere para Secretaria do Trabalho e da Ação Social (Setas).

Em seus discursos, os deputados Sargento Aragão (PPS), José Augusto Pugliesi (PMDB), Eli Borges (PMDB), Stalin Bucar (PR) e Wanderlei Barbosa (PSB) defenderam a continuidade do Instituto porque esta seria, segundo eles, a melhor maneira para se realizar convênios e adquirir recursos governamentais ou privados. Os parlamentares questionaram ainda a transformação do programa em uma superintendência da Setas que, ainda de acordo com os oposicionistas, vai enfraquecer Pioneiros Mirins.

Em defesa do governo, o deputado José Bonifácio (PR) alegou que as mudanças objetivam melhorias para os beneficiários. A transformação do programa em superintendência da Setas se justificaria porque sua finalidade é de natureza social. (Dicom AL)