Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, apresentou as potencialidades do agronegócio do Tocantins para representantes do banco chinês, Development Bank Corporation, durante reunião na manhã desta terça-feira, 28, no gabinete da pasta.

Café entregou uma revista institucional da secretaria, em mandarim, que retrata a produção agrícola e pecuária do Estado. “A regularidade de chuvas no Tocantins é muito boa, não temos problema com fenômenos naturais e a indústria da pesca é um dos setores mais promissores do Estado, já que temos um imenso potencial aquícola”, afirmou.

O secretário ainda falou sobre a logística do Tocantins, destacando as vantagens do Estado com a construção da Ferrovia Norte-Sul, o que facilitará o escoamento da produção pelo Porto de Itaqui (MA), reduzindo o custo do frete. O projeto da construção da Hidrovia Araguaia – Tocantins, também foi assunto abordado no encontro.

O diretor do banco, Zhou Wei Dong, disse que o objetivo da instituição é promover as relações entre a China e o Brasil para o desenvolvimento econômico do país. Ele acrescentou ainda que veio conhecer o Tocantins com a mesma proposta, considerando importante os investimentos no setor logístico.

Acordo

Na ocasião, o secretário entregou a minuta do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado do Tocantins e o banco chinês Development Bank Corporation, que propõe o desenvolvimento de projetos nos setores do agronegócio, mineração e tecnologia entre outros. O documento já foi estudado pelo governador Siqueira Campos e agora será analisado pelo banco.

Café ratificou que o acordo abre a oportunidade do banco investir no setor de logística do Estado, mas também destacou a importância de investimentos na área de estrutura, como a construção de armazéns para a produção agrícola. “O Tocantins está aumentando a sua produção, mas precisa agregar valor a muitos produtos que não são processados aqui por falta de indústrias”, ressaltou o secretário.

As próximas reuniões para tratar da análise do Termo de Cooperação serão com o representante do banco, Luo Feifei, com data e local ainda a definir. Além de visitar a Capital, os chineses também estiveram na propriedade do produtor de soja, Inácio Hão, em Lagoa da Confusão.(Ascom Seagro)