Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Civil está realizando na manhã desta quarta-feira, 29, na Câmara Legislativa – Clidenor R. Valente- de Dianópolis, uma operação com objetivo de colher provas que evidenciem o uso e concessão de diárias indevidas. A ação está sendo acompanhada pelo Promotor de Justiça, Luiz Francisco de Oliveira e foi deflagrada para o cumprimento do Mandando de Busca e Apreensão, expedido pelo juiz de direito titular da Vara Criminal de Dianópolis.

A Câmara de Dianópolis está sendo investigada há mais de um ano pela Polícia Civil, por requisição do Ministério Público local, e de acordo com o delegado que preside o inquérito, delegado adjunto da 1ª Delegacia de Polícia de Gurupi, Guilherme Rocha Martins, as investigações apontam que dos nove vereadores municipais, pelo menos a metade deles está envolvido com o crime de Peculato, que é desvio de verba pública, corrupção passiva e formação de quadrilha.

As buscas no interior da Câmara têm por objetivo verificar se é necessário apreender portarias de concessão de diárias, livros de registros de Portarias da Câmara, balancetes, cópias de Atas, fichas contendo o cadastro funcional, e demais documentos inerentes ao interesse das investigações.

“O balanço prévio realizado em um ano aponta que a Câmara de Dianópolis já utilizou mais de R$ 50 mil em diárias. Um dos vereadores investigado ganhou, em apenas um ano, o montante de R$ 16.800,00”, acrescentou Guilherme.

O Promotor de Justiça, Luiz Francisco, afirmou em entrevista, que certas ações da polícia são necessárias para elucidar inquéritos investigatórios e que as provas servirão tanto para a defesa como para a acusação. Segundo ele, os vereadores envolvidos no caso poderão sofrer além da Pena criminal, inelegibilidade por 8 anos.

A ação da Polícia Civil teve início às 8h20 da manhã e conta com a participação de 10 agentes, sendo dois delegados de Polícia, um perito criminal e sete policiais civis do Município de Dianópolis e de Gurupi.

Ainda, segundo o delegado Guilherme, as buscas devem durar mais algumas horas. (Com informações da SSP)