Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tribunal de Contas do Tocantins e o Tribunal de Justiça firmaram na manhã desta quarta-feira, 29, acordo de cooperação técnica, acadêmica e científica. O termo foi assinado, na sede do TJ, pelo conselheiro presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Jaqueline Adorno, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas e o diretor geral do TJ, José Machado dos Santos. A diretora geral do Instituto de Contas 5 de Outubro, Dagmar Gemelli, também acompanhou a solenidade.

Com a parceria, o corpo técnico das instituições, bem como os membros do TCE e os magistrados do TJ trocarão experiências, informações e tecnologias nas áreas de capacitação e de gestão de pessoas.

No ato da assinatura, o conselheiro presidente, Severiano Costandrade, destacou a importância da aproximação das instituição. “Estamos possibilitando a qualificação dos servidores, que mais capacitados irão prestar um serviço ainda mais eficiente para sociedade”. Severiano colocou o Instituto de Contas à disposição do judiciário tocantinense e lembrou que é de grande relevância dotar os profissionais da Justiça com conhecimento acerca da prestação de contas dos gestores públicos, uma vez que cabe ao judiciário julgar atos de improbidade administrativa com os recursos do erário.

A desembargadora Jaqueline Adorno ressaltou como benefício do acordo a prevenção do retrabalho: “bem informado, o servidor público erra menos, o que permite maior economia do erário, evitando-se repetições”. (Ascom TCE)