Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com o objetivo de levar informação profissional ao campo, o Rally Ceagro/Expedição Safra realizou na última quinta-feira, 1º de março, em Guaraí, Noroeste do Tocantins, um dia de campo para apresentar tecnologias no cultivo de grãos de forma sustentável e potencialidades de produção na região.

Com um formato itinerante e dinâmico, o dia de campo foi realizado em fazendas dos munícipios Guaraí, Itapiratins e Tupirama. O comboio com mais de 30 caminhonetes percorreu 180 km entre os locais onde foram realizadas minipalestras técnicas e os participantes puderam acompanhar de perto a colheita de soja na região.

Potencial

De acordo com o gerente da filial da Ceagro no Tocantins, José Carlos Moreira, o Estado, considerado uma nova fronteira agrícola, ainda possui muita área a ser aberta para o cultivo de grãos, principalmente na região Sul. Hoje, a região possui cerca de 100 mil hectares destinados ao cultivo de soja e tem potencial para triplicar esse número. Segundo os dados da Ceagro, 60% da área de cultivo de grãos do Tocantins são dedicados ao plantio da soja, que ocupa mais de 420 mil hectares no estado.

Marco Aurélio Afonso Caetano, produtor no município do Cariri, Sul do Tocantins, participou do Rally para conhecer novas técnicas de cultivo. “O evento incentiva a agricultura no estado, que possui um clima favorável e regular, com possibilidade de boas colheitas. Além disso, há uma área muito grande para expansão”, comenta. O agricultor, que há 11 anos veio de Uberaba (MG), espera colher mais de 60 sacas de soja por hectare e é um dos poucos produtores da região que já investem no milho verão. Neste ano, cultiva 300 hectares com o cereal de primeira safra.

O cultivo do milho vem crescendo de forma exponencial no estado, alavancado pelos bons preços do produto. Em todo o Tocantins, o incremento no plantio foi de quase 100% nos últimos anos, com a área de cultivo da segunda safra saltando de 20 mil hectares para 39 mil hectares. Segundo gerente da filial da Ceagro, só em Guaraí e outros cinco municípios da região são 15 mil hectares de milho safrinha e a tendência é esta área aumentar ainda mais na próxima safra.

Para ele, a apresentação do milho safrinha para os produtores do Tocantins foi um dos principais ganhos da 4ª etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra 2011/12. “Neste evento nós conseguimos mostrar diversidade para o produtor. Expusemos a possibilidade de cultivar o milho durante a safrinha”, aponta Moreira.

Apesar de ainda não plantar na safrinha, o produtor da região do Guaraí, José Luiz Marson, acredita nessa tendência. “A safrinha de milho já é uma realidade na região e os produtores vão começar a investir mais nisso. Quando eu cheguei, em 2004, a região era bem menos desenvolvida. A pesquisa tem contribuído muito para o crescimento do produtor”, considera.

Mais Rally

Durante o evento os produtores conheceram formas de plantio sustentável, variedades de sementes e modelos de negócios e tiraram dúvidas sobre assuntos pertinentes ao setor. Cerca de 80 participantes, entre produtores rurais, técnicos agrícolas, representantes de cooperativas e jornalistas, participaram da 4ª etapa do evento, que já havia sido realizado no Mato Grosso e em Goiás. A próxima e última etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra será nos dias 16 de março em Bom Jesus (PI) e 17 de março em Balsas (MA).

Informações acesse: http://www.expedicaosafra.com.br/rallyceagro

Sobre o Rally Ceagro/Expedição Safra

A etapa Goiatuba foi o terceiro de uma série de cinco eventos técnicos que serão realizados ao longo da temporada 2011/12 na aliança estratégica firmada entre o grupo Ceagro Los Grobo e o Agronegócio Gazeta do Povo. O primeiro dia de campo ocorreu em Querência (MT) no dia 9 de dezembro e o segundo em Canarana (MT) no dia 26 de janeiro e o terceiro, nesta semana em Guaraí (TO). Até o final de março, mais um encontro técnico está programado: nos dias 16 e 17 de março em Bom Jesus (PI) e Balsas (MA).

Sobre a Ceagro Los Grobo

A Ceagro Los Grobo é uma empresa que produz e comercializa produtos e serviços para o agronegócio. O Rally Ceagro, em seu 7º ano, está no Centro-Oeste e Centro-Norte do país. A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de conhecer de perto a realidade local e discutir as potencialidades dessas regiões. O Rally é um projeto que tem como foco apresentar soluções para a cadeia produtiva através do contato direto entre técnicos e fornecedores da Ceagro com os produtores rurais. Em locais pré-determinados, o Rally acompanha o desempenho da lavoura, apresenta novas variedades e novas tecnologias de cultivo.

Sobre a Expedição Safra

Desenvolvida há seis anos pelo Agronegócio Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), consiste em um levantamento-técnico jornalístico da produção de grãos na América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina), América do Norte (Estados Unidos) e Ásia (China). A sondagem envolve todos os elos da cadeia produtiva, dentro e fora da porteira. Para fazer projeção e balanço da safra, a Expedição discute as principais variáveis que impactam a atividade, como mercado, clima, tecnologia, infraestrutura e novas fronteiras agrícolas. Do plantio à colheita, a cada temporada as equipes percorrem mais de 60 mil quilômetros.