Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (SINTRAS-TO), foi eleita com 95% de aprovação pela categoria. Todo o processo eleitoral ocorreu de forma tranqüila nos dias 1 e 2 deste mês, em vários municípios que tinham urnas fixas e itinerantes.

No final da votação o processo eleitoral gerou um resultado de 1117 votos válidos, sendo 1068 votos a favor da diretoria eleita, 38 votos em brancos e 11 nulos.

A posse da nova diretoria para o quadriênio 2012/2016 está prevista para o dia 5 de maio próximo, com início do mandato a partir do dia 26 do corrente ano.

Para esta gestão a Diretoria definiu algumas propostas para otimizar cada vez mais o atendimento aos trabalhadores em saúde do Estado do Tocantins como a conquista de 30 horas semanais de trabalho para todos os servidores da saúde; PCCV para todos os municípios tocantinenses; Ampliação da carreira no PCCV saúde estadual; 25% para novos concursados;

Também foram colocados como proposta o Adicional noturno e insalubridade para todos que trabalham a noite ou estão expostos ao trabalho insalubre, melhores condições de trabalho, melhorar o atendimento ao filiado; Construir sedes regionais nas cidades que ainda não são própria, Construir clubes nas sedes regionais, Concluir Hotel do Trabalhador já em construção, lutar pelo pagamento da U.R.V, 27% de reajuste conquistado pelos médicos, continuação do assessoramento administrativo e jurídico aos nossos filiados, lutar para ter êxito em nossas ações impetradas na justiça entre outras.

A diretoria eleita é composta por 126 diretores e 6 conselheiros fiscais, os quais estão inseridos a diretoria executiva central com sede em Palmas mais nove regionais e o conselho fiscal.

O presidente, Manoel Pereira de Miranda foi reeleito com uma grande aceitação juntamente com os companheiros de chapa que agora terão a responsabilidades de representar e administrar um dos maiores sindicato do estado, que representa 18 categoria de trabalhadores e servidores em saúde do Tocantins, Manoel comentou que será mais uma etapa de sua vida que cumprirá com muita luta “A categoria pode esperar que não mediremos esforços para garantir que nossos direitos sejam efetivados. A diretoria eleita tanto a executiva quanto delegacias regionais estão unido para lutar em prol da categoria representada assim como dos filiados”, reforça Miranda.

Histórico

O Sintras, fundado em Miracema do Tocantins 25 de maio de 1989 por um grupo de valorosos companheiros que entenderam que os trabalhadores e servidores em saúde precisavam de uma entidades que os representassem. Ao longo dos anos vários companheiros estiveram a frente desta grande entidade e souberam valorizar esta brava categoria de guerreiros da saúde com grandes conquista. Não tem sido diferente em nossa gestão que tiramos os servidores em saúde de uma situação calamitosa e a partir de 2005 transformamos em uma categoria melhor valorizada agora temos que garantir a continuidade destas conquistas.

Nos últimos anos o Sintras tem somado conquistas que geraram grandes benefícios à categoria, das quais destacamos o PCCS estadual e municipal, Data Base Estadual, Progressões verticais e horizontais, Redução jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais para servidores estaduais e alguns municípios, Adicional noturno e insalubridade.

Além dessas, outras conquistas proporcionaram mais benefícios como melhores condições de trabalho, Vale transporte para servidores do Estado, Construção da sede administrativa e Clube do Sintras; Confraternização anual do “1º de maio, dia do trabalhador”; Reforma da sede do Sintras de Colinas, Reforma da sede do Sintras de Arraias, Início da construção do Hotel de Trânsito, entre outro. (Ascom Sintras)