Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas


Órgãos e entidades participantes da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, de Palmas estão reunidos no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) durante esta terça-feira (06) e quarta (07), em oficina para discutir estratégias para o enfrentamento da violência contra a Mulher. As atividades, que tiveram início às 9 horas, contam com a participação da sociedade civil organizada e de alunos do curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo.

Segundo a titular da coordenadoria da Mulher, Direitos Humanos e Equidades (Comudhe), Rosimar Mendes, trata-se de uma série de eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março. “Nós queremos que esta data seja lembrada pelo seu real significado, a luta das mulheres pela igualdade de direitos, e não apenas que haja a mercantilização com venda de flores e artigos femininos”, ressaltou a coordenadora, acrescentando que nesta quarta-feira, 07, haverá a finalização da oficina e na quinta-feira (08) está prevista sessão solene na Câmara Municipal de Palmas.

Ainda de acordo com Rosimar Mendes o enfrentamento à violência se faz necessário devido à cruel realidade vivida por muitas mulheres. “O dia 8 traz uma simbologia muito grande, e a luta contra a violência faz parte desta simbologia. Estamos reunidos para buscar ferramentas para resgatar a dignidade, a condição humana e a autonomia destas mulheres que sofrem violência”, frisou Rosimar em seu discurso de abertura da Oficina.

O estudante de Direito da Faculdade Serra do Carmo, Eveny Aguiar, afirmou ser de grande valia a realização de eventos que valorizam e propõem o resgate da cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade. “A violência não deve ser aceita em nenhum âmbito. A Lei Maria da Penha é uma ferramenta importante para resgatar estas mulheres que convivem com a violência doméstica seja ela física ou psicológica,” declarou Aguiar.

Integram a Rede de atendimento à mulher em situação de violência órgãos como a Polícia Militar, DEAM, IML, Centro de Referencia, GAM, CRAS, CREAS, Defensoria Pública e o Hospital Dona Regina.

Programação

Oficina da Rede de Revitalização da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

14h - aquecimento

14h15min - Política Nacional de Enfrentamento à violência contra as mulheres

15h Diretrizes gerais para a implementação da Rede de Enfrentamento à Violência Conta a Mulher.

16h45min - Implementação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Município de Palmas

18h - Entrega de certificados e agradecimentos