Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro
  • Apresentações musicais, como da cantora Mara Rita, abriram o evento no auditório do Palácio Araguaia
  • Em seu discurso, o Governador Siqueira Campos defendeu a igualdade de oportunidades para homens e mulheres

Em evento no Palácio Araguaia na manhã desta quinta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o governador Siqueira Campos homenageou as mulheres tocantinenses e ressaltou sua importância como agentes de transformação.

“Estou feliz por me fazer ouvir por pessoas como vocês, íntegras, de sentimento e agentes de transformação da sociedade para que a humanidade viva em paz”, com estas palavras o governador Siqueira Campos prestou sua homenagem às mulheres tocantinenses, no evento realizado nesta manhã, no Palácio Araguaia, pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado todo dia 8 de março.

Segundo o governador, “o mais competente governo trabalha com a certeza de que homens e mulheres são iguais e merecem as mesmas oportunidades. Isso é democracia e o Governo que se preze e foi eleito pelo povo não pode fazer o contrário”, afirmou Siqueira Campos, que na ocasião também pediu a todas as mulheres que “reforcem o laços de família e vamos tirar s crianças das ruas, estamos buscando capacitar a todos com escolas de tempo integral, para que seja na música, literatura ou esporte eles tenham ocupação e profissionalização”.

O governador também falou que a rosa entregue (junto com uma agenda) a todas as mulheres presentes no evento, “é a expressão do amor do Siqueira e da Marilúcia e quer dizer que seguimos o que nos foi recomendado pelo Filho do Homem que é amar o teu próximo como a ti mesmo”.

Para o secretário das Oportunidades, Omar Hennemann, que na ocasião proferiu a palestra ‘Ser melhor, o desafio de cada dia’, “as mulheres deveriam ser homenageadas todos os dias e no governo elas são através da valorização e das oportunidades de mostrar a sociedade sua imprescindível participação, pois sem as mulheres é impossível o desenvolvimento atual. Se não era assim ha algum tempo, hoje elas ocupam os mais diferentes espaços e isso graça a seus méritos. Claro que no dia internacional dedicado é um momento de expressar o que nós homens e a sociedade pensa sobre a mulher, de que ela precisa estar sempre junto aos homens formando a sociedade cada vez mais justas”.

A servidora do Detran – Departamento de Transito, Fernanda de Freitas Moura, se disse feliz com o evento. “Esta homenagem é muito importante para valorizar a mulher em sua feminilidade, pois a cada dia que passa temos mais destaque no mercado de trabalho e nos tornamos mais competentes e nada melhor que neste dia internacional da mulher”.

Programação

O evento também contou com a palestra do promotor de justiça e membro do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, André Varanda, que fez um histórico dos desafios da mulher desde os primórdios da humanidade.

Também prestaram homenagem às mulheres, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Elaise Fonseca e a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher no Tocantins e diretora da Assistência à Mulher na Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Vera Lúcia Xavier. (Secom)