Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Palmas realizou na manhã desta quinta-feira, 8, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A vereadora Divina Márcia (PTN) presidiu sessão no Plenário Tarcísio Machado da Fonseca com a benção da Bispa Ivanilde Luz, da Igreja Internacional da Renovação.

Estiveram presentes na sessão os colegas vereadores José do Lago Folha Filho (PTN), Lúcio Campelo (PR), Bismarque do Movimento (PT), Milton Neres (PR), Aurismar Cavalcante (PSDB) e José Hermes Damaso (PR).

Foram homenageadas com flores as funcionárias Luiza Inácia Fonseca de Oliveira e Enedir Moacir dos Santos representando as funcionárias da Câmara Municipal. A Vereadora Divina Márcia também foi homenageada com flores entregues pelos vereadores Milton Neres (PR) e Aurismar Cavalcante (PSDB).

A vereadora Divina Márcia prestou uma homenagem a mulheres que hoje executam as mesmas funções antes exercidas apenas por homens. Roberta Castro, presidente do CREA-TO, Cleide Brandão, presidente do CDL Palmas, Elaize Fonseca, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Alcione Corvalan, Guarda Metropolitana de Palmas, Marinalva Gonçalves, sub-tenente da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Ana Marly Reis, funcionária pública Municipal, Valéria Barbosa de Freitas, taxista há 20 anos, Roberta Tum, jornalista.

A vereadora lembrou que a mulher do século XXI deixou de ser coadjuvante para assumir um lugar diferente na sociedade, com novas liberdades, possibilidades e responsabilidades, dando voz ativa a seu senso crítico, relatando a afirmação das lutas históricas das mulheres, como também as conquistas como os 80 anos do direito ao voto e o direito à educação. “Este foi um grande passo para a igualdade política entre homens e mulheres”, ressaltou a vereadora.

Divina Márcia falou, ainda, sobre a história das mulheres no mercado de trabalho e a ascensão na política, onde temos a primeira mulher a assumir o cargo mais importante da República do Brasil, a presidenta Dilma Roussef e também a primeira mulher a presidir o TSE e comandar eleições municipais, a Ministra Carmém Lúcia.

A vereadora citou ainda as mulheres políticas do Estado e ressaltou o orgulho de ser a única vereadora eleita na sexta legislatura da Câmara Municipal de Palmas. “Registro a minha alegria e orgulho em ser Mulher, e mais, ser a única vereadora representando a Câmara, zelando pelos interesses de todas as mulheres e dos homens da nossa cidade”, concluiu.