Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com o 22º Batalhão de Infantaria do Exército e a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), faz mutirão de combate à dengue, na região Norte da Capital. A força tarefa que se inicia nesta segunda-feira, dia 12, às 8 horas, na quadra 409 Norte, se estenderá a outras seis quadras, ao longo da semana. O mutirão vai até o próximo dia 16 e será encerrado na quadra 303 Norte.

As equipes de trabalho se concentrarão em na quadra 405 Norte, atrás do Supermercado Quartetto, onde o mutirão será iniciado, às 8 horas, com a presença do secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha e o comandante do 22º Batalhão do Exército, Cel. Marco Antônio Martin da Silva.

Ao todo, a força tarefa envolverá mais de 200 trabalhadores, entre homens do Exército, agentes da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), agentes Comunitários de Saúde e agentes de limpeza da Semasp. “Com esse efetivo e a parceria do Exército e Semasp, vamos fazer uma verdadeira varredura nas quadras da região Norte de Palmas, onde o índice de infestação predial está superior ao dobro do que é tolerado pelo Ministério da Saúde”, explica Samuel Bonilha.

Fotos Aéreas

Enquanto as equipes de combate à dengue fazem vistoria por terra, um agente de apoio irá fazer fotos aéreas de um parapente motorizado que irá sobrevoar as quadras para identificar criadouros do Aedes aegypti em calhas e caixas d'água.

Limpeza e Conscientização

Serão realizados trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de criadouros de larvas e do mosquito Aedes Aegypti, palitação de material reciclável, ingresso forçado em imóveis fechados abandonados, além de distribuição de material educativo, com orientação dos moradores quanto a importância de se manter um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos.

"Vamos também destacar uma equipe de agentes portando escadas para vistoria de depósitos elevados, como caixas d'água e calhas", acrescenta o secretário.

Casos de Dengue em Palmas

Dengue - Palmas

Jan/12

Fev/12

Mar/12

Total

Casos confirmados

426

63

0*

489

Casos notificados

1260

1682

336*

3278

*Dados atualizados em 08 de março de 2012.

Fonte: Secretaria da Saúde de Palmas (Semus)