Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Raimundo Moreira (PSDB), vai representar todos os presidentes dos Parlamentos Estaduais em solenidade para assinatura de ato coletivo de implantação das TVs Assembleias por meio da Rede Legislativa de Televisão. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, dia 12, pelo deputado federal Eduardo Gomes (PSDB), em encontro com a imprensa na sala de reuniões da Assembleia.

O projeto prevê a transmissão simultânea das TVs Senado, Câmara e Parlamentos Estaduais. A cerimônia está marcada para a próxima quarta-feira, dia 14, na sede da TV Câmara, em Brasília.

Em dezembro do ano passado, Moreira assinou um termo de parceria entre a Assembleia do Tocantins e a Câmara dos Deputados. Com o ato previsto para esta semana, será outorgada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a cooperação técnica para iniciar a transmissão da Rede Legislativa de Televisão e implantar cerca de 60 canais digitais de TV aberta em todo o País.

O investimento estimado é de R$ 3,9 milhões em equipamentos provenientes da Câmara Federal e mais R$ 1,7 milhões por parte do Parlamento Tocantinense destinados a operações e custeios. A transmissão da TV Assembleia vai abranger, segundo Raimundo Moreira, em um primeiro momento, a região de Palmas, para depois se estender por todo o Tocantins.

“Essa TV vai permitir ao povo tocantinense acompanhar com mais clareza e objetividade, em tempo real, os trabalhos dos deputados, assim como conhecer mais nossas tradições e atrativos turísticos, além de permitir maior interação do Poder Legislativo com o cidadão", destacou.

O presidente adiantou também que será formada uma parceria com o Governo do Estado, através da Redesat, quanto ao apoio logístico e técnico. Em relação ao quadro funcional, ele disse que deve ser adotado o modelo de terceirização.

Já o deputado Eduardo Gomes disse que o projeto de expansão nacional da TV Câmara tem como principal objetivo implantar as TVs Legislativas em todos os Estados do País. “Estamos satisfeitos porque a implantação da TV Assembleia Tocantins está entre as quatro primeiras que serão instaladas na etapa inicial do projeto, além de Vitória/ES, Manaus/AM e Goiânia/GO”, afirmou.

Participaram da reunião o secretario de Comunicação Social do Estado, Arrhenius Naves, o secretário estadual para Missões Especiais, Darci Coelho, e os deputados Marcello Lelis (PV), Stalin Bucar (PR), Carlão da Saneatins (PSDB), diretores da Casa e profissionais da imprensa. (Dicom AL)