Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Tocantins superou pela primeira vez a marca de dois milhões de toneladas de grãos na safra 2010/2011 e o governo do Estado está empenhado em incentivar e apoiar iniciativas do agronegócio que alavanquem ainda mais esse número. Uma destas ações acontece nesta sexta-feira, 16, a partir das 8 horas, com o Lançamento Oficial da Safra de Grãos 2011/2012, na Fazenda Mogiana, em Porto Nacional.

A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário fará uma explanação sobre a evolução da produção de grãos no Tocantins. Na programação também está prevista a visita à lavoura de soja, colheita do grão e a apresentação das perspectivas da produção para o Estado.

Para este ano, a previsão para o Tocantins, diferente do restante do país, é que a produção agrícola continue crescendo, apesar de o índice não ser o que o setor esperava, em torno de 8%. De acordo com Comissão Estadual de Levantamento de Informação Agrícola, está previsto um crescimento de 0,7% da área plantada no Tocantins com relação à safra passada, de 695.120 para 702 mil hectares, com uma produção aproximada de 2.189 mil toneladas.

O Tocantins é um dos estados que alcança os melhores índices de produtividade, graças à qualidade do solo e ao uso das tecnologias. Com grandes extensões de terra, 27,8 milhões de hectares, a área utilizada com a agropecuária é de 7,5milhões em pastagens e 750 mil em agricultura e possui ainda cerca de 5,7milhões hectares para ser explorada. Com a quinta maior reserva de água doce do país, o Estado possui ainda um solo fértil e plano (que facilita a mecanização agrícola), clima favorável, com estações de chuva e sol bem definidas, baixa umidade e uma incidência de luz solar bem superior à média nacional, que permite mais de uma safra por ano. (Ascom Seagro)