Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Partido Popular Socialista (PPS) é o mais novo integrante do grupo político formado para discutir a expansão do plano diretor de Palmas. O ingresso da sigla foi sinalizado pelo presidente metropolitano do partido, deputado Sargento Aragão. Já integram o grupo PP, PSB e PCdoB, e juntos defendem a necessidade de se levar em considerar questões como a moradia popular, a regularização fundiária de áreas urbanas e o planejamento da cidade, com a criação e implantação do instituto de Planejamento Urbano de Palmas. O grupo defende ainda o fortalecimento da zona rural de Palmas, com a formação de um cinturão verde onde sejam cultivados produtos para abastecer a cidade.

De acordo com Aragão, a expansão do plano diretor está diretamente ligada à vida dos palmenses e por isso é necessário que todos se posicionem. O presidente metropolitano do PSB, Alan Barbiero, reforçou que na prática o que o grupo quer e está fazendo é discutir a cidade. “Estamos juntos com aqueles que defendem um mesmo ponto de vista”. Para o presidente metropolitano do PP, Carlos Amastha, é necessário garantir o atendimento às necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, além potencializar a regularização fundiária e adensamento da cidade.

Segundo o presidente estadual do PCdoB, Deivis Miranda Souza, todas as alterações necessárias para a expansão do plano diretor devem ser debatidas dentro de um contexto técnico e atendendo os interesses da sociedade. Ele ressaltou ainda que devem ser utilizados instrumentos do estatuto das cidades para um desenvolvimento ordenado e sustentável. “A expansão do plano diretor deve ser regulamentada pelo estatuo das cidades que normatiza todas as questões”, ponderou.