Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os agricultores possuem um programa que incentiva a redução da emissão de gases do efeito estufa nas suas práticas. Trata-se do Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono – que é uma ação do Governo Federal e conta com o apoio do Banco da Amazônia.

Com o agravamento do efeito estufa, há a desestabilização do equilíbrio energético no planeta, gerando o aquecimento global. Por isso, desde 2010, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o referido programa para financiar práticas adequadas, tecnologias adaptadas e sistemas produtivos eficientes que contribuam para a diminuição da emissão dos gases causadores de efeito estufa. Para a Safra 2011/2012, o Governo Federal disponibilizou mais de R$ 3 bilhões ao Programa ABC.

Em 2011, com recursos do FNO foram contratadas mais de 7 mil operações de crédito, no valor total de R$ 475,8 milhões para reforçar o incentivo a uma agricultura sustentável. Podemos alavancar ainda maisatravés da agricultura de baixo carbono.

O Programa ABC incentiva seis iniciativas básicas: Plantio direto na palha; recuperação de áreas degradadas; integração lavoura-pecuária-floresta; plantio de florestas comerciais e fixação biológica. O Banco atua alinhado com as premissas do Programa ABC, utilizando recursos do FNO através de seus programas de financiamento como o FNO - Biodiversidade, FNO - Pronaf e FNO - Amazônia Sustentável, além do repasse do BNDES.

De acordo com o presidente do Banco da Amazônia, Abidias Junior, a instituição vai incentivar a adesão dos agricultores ao programa. “Queremos que a produção agropecuária concilie a criação de renda ao produtor e a geração de mais alimentos para a sociedade com a conservação do meio ambiente”, afirmou.