Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O trecho de 496 quilômetros da Ferrovia Norte Sul entre a divisa do Estado de Tocantins e Ouro Verde (GO), incluindo o Ramal de Anápolis, deve ser concluído em julho deste ano, prevê o Ministério dos Transportes. Já o trecho de 494 quilômetros que liga Ouro Verde à divisa com o Estado de Minas Gerais deve ser concluído em meados de 2014.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 15, durante a inspeção nas obras da ferrovia feita pela presidente Dilma Rousseff em Anápolis (GO).

O Governador Siqueira Campos, ao lado do governador de Goiás, Marconi Perillo, acompanhou a presidente e demais autoridades na vistoria das obras num vagão chamado de auto de linha em Anápolis (GO). Depois, esteve no túnel 2 da ferrovia, onde engenheiros que trabalham na obra explicaram o andamento e os detalhes do serviço. De Anápolis, a comitiva oficial seguiu de helicóptero para Goianira, onde houve a reunião de trabalho com agentes políticos, técnicos e empresários no canteiro de obras do lote 1.

Para a presidente, a ferrovia é crucial para o país crescer. “Eu quero alertar o Brasil que nós voltamos a investir em ferrovias, que essa ferrovia é crucial para esse país crescer, que ela beneficia estados importantes da federação, e quando beneficia estados importantes como Goiás e Tocantins, beneficia o conjunto da Federação.”

Também participaram da visita às obras da Ferrovia Norte Sul e da reunião de trabalho os ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do Planejamento, Miriam Belchior, além de representantes da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, responsável pela execução da obra.

A Norte Sul

A Ferrovia Norte-Sul foi projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões Norte e Nordeste ao Centro-Sul do Brasil. O investimento total previsto para a construção de todo o trecho da Norte-Sul é de R$ 7,258 bilhões.

O traçado inicial da ferrovia previa a construção de 1.573 quilômetros de trilhos, cortando os estados de Maranhão, Tocantins e Goiás, interligando Açailândia (MA) e Anápolis (GO). Com a Lei nº 11.297, de 2006, que incorporou ao traçado inicial o trecho Açailândia-Belém, e com a Lei nº 1.772, de 2008, que estendeu o traçado até a cidade de Panorama (SP), a Ferrovia Norte-Sul terá, quando concluída, 2.760 quilômetros de extensão. (Secom)