Cultura

Foto: Net

Quem nunca ouviu Trem das Onze, Saudosa Maloca ou Tiro ao Álvaro? Os alunos do SESC da Educação Infantil, com idade entre 2 a 5 anos, não só conheceram como também, estudaram, cantaram, dançaram e realizaram releituras de belíssimos sambas de autoria do conhecido cantor e compositor Adoniran Barbosa, durante todo o mês de fevereiro e março. E nesse sábado, 17, os alunos irão participar de oficinas juntamente com seus pais sobre o célebre nome do samba. O evento acontece no SESC Escola, em Araguaína, às 16h.

As oficinas oferecidas têm nomes que lembram grandes sucessos do compositor, como: “Cantarolando com o Álvaro”, “Não perca a hora do trem das onze”, “Coitada da Iracema”, “Para cantar e dançar é só começar” e “No samba do plac-ti-plac”.

Segundo a orientadora pedagógica da educação infantil do SESC Escola de Araguaína, Francisca Nunes, o projeto segue uma linha escolhida no início do ano. “A escolha não foi aleatória, a seleção deste grande compositor se deu seguindo a linha que estamos utilizando esse ano, que é estudar diversos ritmos e gêneros musicais e grandes compositores, que em alguns casos são esquecidos da mídia. Nós buscamos fazer um resgate cultural com nossos alunos. Adoniran Barbosa é o pai do samba e influenciou grandes cantores de samba atuais”, expôs a pedagoga.

Os pais escolherão juntos com seus filhos a oficina que mais lhe agrada, no total serão oferecidas cinco opções. Além de muita música, o projeto prevê ainda no roteiro artes plásticas e muita movimentação. A intenção da participação dos pais é que haja uma sintonia entre ambos e que a construção de conhecimento e aprendizado seja realizada de forma conjunta.( Ascom Sesc)