Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), realiza neste final de semana, panfletagem de sensibilização e orientação aos moradores das quadras 404 e 904 Sul, respectivamente, sobre a coleta seletiva de resíduos sólidos.

As atividades terão início neste sábado, 17, às 14h30min, com concentração na Praça da quadra 404 Sul, e contará com a parceria da Faculdade Católica do Tocantins (Facto) e da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Ao todo 130 alunos das duas instituições irão visitar casa por casa, distribuindo panfletos informativos, tirando dúvidas e orientando os moradores de como separar adequadamente o material a ser reciclado.

No domingo (18), às 14h30min, as ações de educação ambiental serão realizadas na quadra 904 Sul. Todo o material reciclável coletado nas duas quadras está sendo encaminhado à Associação de Catadores e Catadoras de Material Reciclável da Região Norte (Ascampa) e à Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan) que são responsáveis pela prensagem e envio do material às indústrias de São Paulo e Goiânia.

As duas quadras foram contempladas em 2011, com o Projeto Piloto de Serviço de Coleta Seletiva. Na época, a Prefeitura promoveu encontros com os moradores, que receberam informações para fazer a correta separação dos resíduos a serem reciclados.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental e Projetos, Silvia Cecília, o objetivo é implantar de forma eficaz e definitiva a coleta seletiva nessas duas regiões. “Vamos garantir a continuidade dos serviços de forma eficaz e dentro dos objetivos propostos no projeto, mas para isso precisamos que os moradores das quadras se sensibilizem realmente diante a proposta” disse.

Horário de coleta

Após a implantação do Projeto Coleta Seletiva, a quadra 404 Sul passou a receber a visita do caminhão coletor às terças-feiras, das 8h às 11h. Já a quadra 904 Sul, as quartas-feiras, das 8h às 11h.

Legislação

A ação de coleta seletiva em Palmas surgiu na gestão atual e está sendo implantada gradativamente nas quadras da capital visando à diminuição dos rejeitos que irão para o aterro sanitário. O projeto está de acordo com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. (Ascop)