Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário de Representação, Flavio Peixoto, classificou como positiva a participação do governador Siqueira Campos na Reunião Anual das Assembleias de Governadores do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Corporação Interamericana de Investimentos, que terminou neste domingo, 18, em Montevidéu, Uruguai. De acordo com o gestor, na oportunidade o governador apresentou aos diretores do BID alguns projetos tocantinenses.

Peixoto explicou que o governador reuniu-se com representantes de diversas instituições financeiras internacionais em busca de recursos capazes de financiar projetos de infraestrutura no Estado. “O Governador apresentou projetos como o Prodoeste e o Profisco aos representantes de bancos internacionais. Duas instituições financeiras do Japão conheceram as nossas propostas, principalmente as no âmbito da irrigação. O Governador também expôs um projeto que visa o aparelhamento dos hospitais do Tocantins”, disse ele.

O secretário de Representação também ressaltou que o Tocantins deve, em breve, usufruir dos resultados positivos da viagem. “O BID sempre foi parceiro, por isso é importante a interação do Estado com os diretores desse banco. Tenho certeza que a missão foi um sucesso”, frisou ele. O gestor explicou que os projetos apresentados em Montevidéu já estão sob a análise da Secretaria do Tesouro Nacional e devem ser encaminhados em breve para aprovação no Senado. “Acredito que em alguns meses o Governador Siqueira Campos já esteja assinando os contratos”, completou.

Prodoeste

O Prodoeste - Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Estado do Tocantins foi elaborado com a intenção de realizar intervenções para irrigação, com o objetivo de promover a inclusão da população proporcionando, assim, emprego e renda. O programa faz parte da política estadual para o fomento da agricultura irrigada, através da implantação da infraestrutura hídrica que aumentará a disponibilidade de água, criando condições favoráveis para agro industrialização da região.

Profisco

O Profisco - Projeto de Modernização Fiscal do Estado do Tocantins busca o aprimoramento da gestão fiscal com o objetivo de garantir a modernização da gestão financeira com a implementação dos sistemas orçamentários, financeiros, contábeis e tributários. Outra proposta é a implantação do modelo de gestão de pessoas voltado à valorização do servidor e da instituição. (Secom)