Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Os Insanos e as Caninanas (Palmas Rugby Clube) receberam, no último sábado, 17, o Mutuca Rugby (masculino e feminino), de Gurupi, para a primeira partida de Rugby realizada no Tocantins, valendo o jogo para a primeira rodada da Taça David Morrell de Rugby. O evento aconteceu no C.T. do Palmas Futebol e Regatas, que tem sido um grande parceiro do Rugby em Palmas.

A Taça David Morrell acontecerá em quatro rodadas e definirá o campeão tocantinense de Rugby (masculino e feminino), sendo que o nome da taça é uma homenagem ao pastor irlandês David Morrell que trouxe a primeira bola de rugby para o Tocantins, em 1990.

A primeira disputa foi a feminina de Rugby 7's (modalidade olímpica), iniciando as 16h, Caninanas (Palmas R.C.) contra Mutuca Rugby Feminino. A partida foi emocionante, com bastante raça e vontade das atletas de ambos os lados, mas a equipe do Mutuca Rugby terminou vencedora por 17 a 0.

Em seguida foi a partida masculina de Rugby XV. Esse jogo foi muito aguardado por todos, pois os times já se conheciam, fizeram oficinas e treinamentos juntos, mas ainda não haviam se enfrentado oficialmente. Ainda, vale a ressalva que esta disputa, além de pontuar para a primeira rodada do campeonato, serviria para definir o time que representaria o Tocantins na Copa Amazônia Legal de Rugby, a ser disputada em junho deste ano em Manaus (AM).

Às 16:30 começaram os 80 minutos de disputa em campo. Foi um jogo duro, com ênfase no jogo de forwards. A partida foi bastante equilibrada no primeiro tempo, mas no segundo tempo o preparo físico fez a diferença para os Insanos (Palmas RC), que fecharam a partida com 42 a 5.

A partida foi brilhantemente mediada pelo experiente árbitro paulista Hélio "Fritz" Kiessling, que pratica o rugby há mais de 40 anos, tendo sido jogador da seleção brasileira, que veio para o Tocantins especialmente para este jogo. Ainda, proferiu uma palestra antes da partida, para os dois times, com orientações sobre o jogo e atualização de regras.

Ao final do dia não podia ser diferente, depois de muitos tackles, rucks, mauls, scrums e belas jogadas, os dois clubes seguiram para o tradicional terceiro tempo, onde houve muita festa e celebração pelo bom dia de jogos.

Este foi o primeiro desafio de Rugby no estado do Tocantins e que, nas palavras do rugbier dos Insanos, Oswaldo Saunders, se sagrará o primeiro clássico tocantinense de Rugby.

Por fim, fica o depoimento do jogador Washington Antonio, um novato do Mutuca Rugby que infelizmente, por uma lesão, não pôde jogar no dia: "já pratiquei muitos esportes e nenhum, absolutamente nenhum, me proporcionou este momento que vivo agora. Nenhum esporte no mundo tem o companheirismo e a irmandade que tem no Rugby. Tava louco pra jogar, mas não pude. Sei que virão outras oportunidades, mas só de estar lá sentido aquela energia, já foi suficiente pra eu me apaixonar pelo Rugby". (Ascom FTR)