Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Porto Nacional, através da secretaria de desenvolvimento social, em parceria com a secretaria de saúde e diretoria de limpeza urbana, realizou na manhã desta terça-feira, dia 20, uma caminhada de mobilização contra a dengue, com os jovens do Projovem adolescente do CRAS Esperança.

A caminhada aconteceu pelas ruas do Setor Brigadeiro Eduardo Gomes, Padre Luso e Parque Eldorado. Enquanto andavam pelas ruas, os jovens entregavam panfletos educativos e sacos de lixo para que a comunidade se mobilize, começando pelas limpezas de suas próprias casas e quintais.

De acordo com o orientador do Projovem, Roberto Gonçalves, “o objetivo desta ação é reduzir os focos do mosquito na região e conscientizar a comunidade a fazer sua parte, ao tampar as caixas de água, não deixar água acumulada nas calhas, eliminar as poças de água, tampar os potes, filtros e reservatórios, colocar as garrafas de boca para baixo, substituir a água dos vasos por areia, furar o fundo das latas usadas antes de jogá-las no lixo e manter os pneus protegidos da chuva”, salienta.

O coordenador de endemias da secretaria de Saúde, Caetano Alves Pugas, comentou que ações como esta - mutirão com trabalho educativo - ajudam a reduzir os criadouros do mosquito o que reduz grandemente a incidência de casos de dengue na região. Pugas destacou ainda que, “de 2009 a 2011, houve uma redução de 72% dos casos notificados de dengue em função dessas ações”, comemora.

A coordenadora do CRAS Esperança, Ana Cláudia Sardinha explicou que esta é uma das formas do Pro jovem trabalhar os temas transversais, envolvendo os jovens e a comunidade na preservação ambiental. (Ascom Prefeitura de Porto Nacional)