Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Dia Mundial da Água comemorado nesta quinta-feira, 22, foi tema das discussões parlamentares da sessão ordinária da Câmara Municipal. A vereadora Divina Márcia (PTN) usou a tribuna para destacar a importância do uso sustentável do maior bem público da humanidade e a segurança alimentar.

Ela apresentou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) que apontam que cerca de quatro mil criança ainda morrem diariamente por doenças associadas a diarréia, devido a falta de qualidade da água. “Em Palmas, o problema da falta água em alguns setores se agrava a cada ano”, porem ela lembra que o bom uso da água exige o empenho de todos. “A água vai desempenhar um papel central na criação do futuro que queremos, temos que ter consciência que sem ela não temos como viver”.

Outros parlamentares como Bismarque do Movimento (PT), Cirlene Pugliese (PMDB), Fernando Rezende (Dem) e Carlos Braga (PMDB) também comentaram o assunto. Ao elogiar a iniciativa de Divina Márcia, Bismarque frisou a necessidade de desenvolver políticas públicas para o uso sustentável da água. Cirlene lembrou que solicitou a Saneatins um relatório sobre a expansão da rede de esgoto da Capital e Rezende reafirmou que é preciso preservar todos os mananciais de água de Palmas. Já Carlos Braga, lamentou que alguns setores da cidade ainda sofrem com abastecimento de água no período de estiagem.

Plano Diretor

O vereador Milton Neres (PT) avaliou, na sessão desta manhã, como uma etapa cumprida a aprovação do relatório prévio sobre a alteração no Plano Diretor de Palmas nas comissões da Casa. “As audiências vão nos dar mais subsídios para deliberar a nossa prerrogativa de legislar. Vamos ouvir a população para podermos atender da melhor maneira possível o que deseja. Eles precisam saber o que vai acontecer com a vida deles”. O vereador Fernando Rezende ratificou o colega e frisou que as reuniões darão “as coordenadas para legalização de espaços já ocupados”.

Ao discordar do posicionamento dos demais, Bismarque do Movimento ressaltou que “todos devem ter direito de morar no centro, já que tem tantas áreas desocupadas”. O republicano Lúcio Campelo lembrou que muitos lotes vagos são de propriedade particular” (Ascom CMP)