Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O plano “Tocantins Sem Miséria” foi apresentado nesta quinta-feira, 22, na Câmara Municipal de Araguatins e contou com as presenças do secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, do deputado estadual, Amélio Cayres, do presidente da Câmara Municipal de Araguatins, Claudio Santana e dos prefeitos dos municípios que compõem o Comitê Gestor do Plano na regional de Araguatins.

Foram assinados os Termos de Compromisso entre o Governo do Estado e municípios e entregue aos prefeitos e representantes o material explicativo sobre as estratégias de combate à extrema pobreza que serão adotadas no Tocantins.

Para o prefeito de Buriti do Tocantins, Alvimar Cayres é motivo de muita satisfação receber o plano. “Só as pessoas que convivem no dia a dia do Bico do Papagaio conhecem as dificuldades que a população daqui tem e não mediremos esforço para que o plano ‘Tocantins sem Miséria’ seja bem sucedido”, ressaltou o prefeito. Alvimar agradeceu, ainda, em nome dos demais prefeitos presentes, o empenho do governador Siqueira Campos para mudar a triste situação de extrema pobreza em que vivem milhares de pessoas no Estado. “O Governador sempre teve um cuidado especial com os mais necessitados criando mecanismos para mudar essa triste realidade em que vivemos. Quero aqui parabenizar as ações e os programas que estão sendo desenvolvidos”. Finalizou Cayres.

Segundo Agimiro Costa, o ‘Tocantins sem Miséria’ representa uma nova perspectiva para milhares de tocantinenses que ainda passam fome todos os dias. “Criticar que cinquenta reais é pouco dinheiro é fácil, mas para quem não tem nada e passa fome se torna muito. Vamos nos empenhar ao máximo para cumprir a missão que o governador Siqueira Campos nos deu de combater a fome nos 139 municípios desse Estado, declarou o secretário. Agimiro explicou, também, que todas as ações estão voltadas para as perspectivas do Plano Brasil Sem Miséria, que prevê um trabalho conjunto entre todas as esferas de governo e sociedade civil. “Tratam-se de projetos de inclusão produtiva, capacitação profissional, combate à insegurança alimentar, dentre outras políticas que há anos já estão garantidas pela constituição federal, mas que infelizmente nunca se tornou realidade para muitos” Completou Costa.

Os representantes dos 13 municípios do Comitê Regional de Araguatins ainda participam nesta sexta-feira, 23, de palestras sobre Economia Solidária e colaboram com sugestões sobre as ações que serão desenvolvidas dentro do Plano Tocantins Sem Miséria. O encontro continuará acontecendo na Câmara Municipal de Araguatins.

O Plano também será apresentado em mais 11 Regionais; Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

A próxima apresentação está marcada para a Regional de Porto Nacional nos dias 29 e 30 de março. (Ascom Setas)