Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos desembarcou em Palmas na tarde desta quarta-feira, 28, após receber alta do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, local onde permaneceu em observação desde sábado, 24.

O gestor desembarcou no hangar do Estado por volta das 16 horas e seguiu direto para o Palácio Araguaia, onde recebeu seus auxiliares e membros da imprensa tocantinense. Siqueira Campos disse que está bem e que pretende dar continuidade ao seu trabalho e aos seus projetos sem se esquecer de seguir as orientações médicas. “Meu coração está bem. Eu estou bem e com capacidade para trabalhar e para amar. Mas meus médicos me lembraram de que tenho 84 anos e devo desenvolver minhas funções com prudência”, explicou o governador.

Siqueira frisou que voltou com muita disposição e que trouxe consigo a certeza de que o Estado deve trabalhar de forma funcional a fim de modernizar e fortalecer a gestão pública. “É por isso que até dia 31 de março, quero que cada um de meus auxiliares me entregue um relatório do que fizeram nestes três primeiros meses e o do que será feito no restante do ano”, ressaltou.

O governador aproveitou a oportunidade para despachar assuntos de interesse público com os seus secretários. “Existem coisas que a gente tem que organizar no Tocantins e uma delas é a Segurança Pública, porque percebo que o crime se organizou mais que as nossas forças, e nós vamos mudar isso”, garantiu.

Polícia Militar

No processo de estruturação da Segurança Pública do Tocantins, o governador enviou à Assembleia Legislativa três projetos de Lei que visam organizar a Polícia Militar do Estado.

O Projeto de Lei n° 21/2012 tem como objetivo a modificação do Estatuto dos Militares, o qual prevê a mudança na estrutura da corporação com a criação dos postos de Segundo Tenente e Segundo e Terceiro Sargento, dentre outras. Já o Projeto de Lei n° 02/2012 trata de mudanças na organização básica da PM, o que de acordo com o governador tem a intenção de adequar a atual legislação à realidade da corporação.

O governador também enviou projeto que dispõe sobre as promoções dos membros da Polícia Militar tocantinense. “Nós não podemos permitir estrelas no fardamento de pessoas que não as merecem”, disse Siqueira Campos.

O gestor também ressaltou que uma das principais ações para melhoria dos serviços prestados pela segurança pública é o oferecimento de 300 vagas, mediante concurso público, para soldados da PM.

Colégio Militar

A educação também foi um assunto abordado pelo governador Siqueira Campos. No momento em que ele encaminhou à Assembleia o Projeto de Lei que dispõe sobre a alteração da estrutura dos Pioneiros Mirins, que deixa de ser instituto e passa a ser superintendência vinculada a Setas - Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social, o chefe do poder Executivo disse que pretende fortalecer o programa de educação integral e levar a todas as regiões do Tocantins os serviços prestados pelo Colégio Militar. “O nosso objetivo é melhorar o processo de formação da juventude tocantinense”, justificou.

Rio + 20

A preocupação com o desenvolvimento aliado à sustentabilidade também foi um dos assuntos abordados pelo governador. Segundo ele, o Tocantins faz parte do grupo de estados amazônicos que busca o crescimento econômico sustentável e por isso já traça demandas que serão apresentadas durante o Rio + 20.

Siqueira Campos também remeteu a Assembleia Legislativa à apreciação de um Projeto de Lei que trata da desvinculação da Superintendência de Energias Limpas da Seagro - Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrária e a vincula a Semades - Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Nossa intenção é fortalecer a pasta”, disse.

O gestor anunciou que pretende tornar o Tocantins uma referência no quesito energias limpas. “Eu vou lutar para a implementação das hidroelétricas de Ipueiras e Serra Quebrada. Todos dizem que é impossível, mas também me diziam que a criação do Tocantins era impossível. Nós vamos provar que não existem problemas ambientais”, finalizou. (Secom)