Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foi prorrogado o prazo para o pagamento do IPTU 2012 de Palmas. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) prorrogou para o dia 16 de abril o pagamento do imposto em parcela única, com 30% de desconto, e o vencimento da primeira parcela dos contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado.

A portaria que prorroga o prazo foi assinada pelo secretário Municipal de Finanças, Adjair de Lima, e será publicada no Diário Oficial do Município, na segunda-feira, 1° de abril, com efeito retrativo de sexta-feira, 30, data inicial de vencimento. Também foram prorrogados para a mesma data os prazos de vencimentos das taxas de serviços urbanos.

O diretor de Arrecadação Tributária, Walter Borges, explicou que a Sefin prorrogou os prazos em atendimento às demandas dos contribuintes. Segundo o diretor, problemas técnicos em determinados navegadores de internet dificultaram a emissão do carnê do IPTU. Outra demanda foi para que fosse estendido o prazo para o pagamento dos salários dos servidores estaduais e municipais, previsto para este final de semana. “Prorrogamos o prazo para melhor atender os contribuintes, respeitando as suas necessidades. Esta iniciativa também evita o congestionamento do sistema e as filas demoradas nos balcões de atendimento”, disse.

Contribuinte com débitos vencidos podem aderir ao Refis

Os contribuintes que têm dívidas vencidas com a Prefeitura Municipal de Palmas ainda podem aderir ao Programa de Recuperação de Créditos Tributários e não Tributários (Refis) e efetuar o pagamento com descontos sob os juros e multas. Para aqueles que quitarem os débitos até 31 de março será concedido um desconto de 90% nos juros e multas. Após esse prazo, os descontos obedecerão a um percentual decrescente.

Confira o percentual de descontos sob os juros e multa:

Até 31 de março, 90% de desconto;

Até 31 de maio, 80% de desconto;

Até 31 de julho, 70% de desconto;

Até 30 de setembro, 60% de desconto;

Até 30 de outubro, 50% de desconto.